Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saneamento Básico será tema de discussão em comissão da Câmara

A semana promete ser agitada no Congresso Nacional, com a discussão de temas relevantes tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal. Temas que vão desde reforma da Previdência a Saneamento Básico estarão pautados para análise dos parlamentares.

No Senado, continuam os debates em cima da Proposta de Emenda à Constituição que pretende criar novas regras para aposentadoria no Brasil, a reforma da Previdência (PEC 6-2019).

A presidente da CCJ da Casa, senadora Simone Tebet (MDB-MS), afirmou que a previsão é de que o texto seja entregue para votação em Plenário na tarde desta terça-feira (24).

Os senadores também devem apreciar, ao longo desta semana, o orçamento do Programa Mais Médicos, a ser substituído pelo Programa Médicos pelo Brasil. Em audiência pública marcada para esta terça os senadores querem avaliar também qual a percepção dos usuários, profissionais e gestores sobre os resultados do programa.

Já na Câmara, os deputados voltam a discutir o PL 3261-19, que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico. Em audiência pública, agendada para começar às 14h30 desta terça, os congressistas também devem contar com a presença de especialistas que vão apresentar seus pontos de vista sobre a temática.

O PL 3261-19 propõe, por exemplo, os chamados contratos de concessão, ou seja, a necessidade de concorrência para a celebração do contrato, facilitando a criação de parcerias público-privadas (PPPs), como forma de atrair investimentos ao setor.

Outro assunto de peso que deverá ser discutido na Câmara é a reforma tributária. A PEC 45/2019 será tema de audiência pública também marcada para às 14h30 desta terça.

A reforma tributária que tramita na Câmara tem a missão de simplificar o modelo de arrecadação do país, sem que o governo federal perca dinheiro com os impostos.

O texto em análise na Casa pretende acabar com cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, de arrecadação federal; ICMS, dos estados; e ISS, de cobrança municipal. Em substituição, seriam criados apenas dois, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Raphael Costa/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.