Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) apresentou na terça-feira (22) uma minuta de sua proposta para reforma tributária, que está sendo discutida em comissão especial da Câmara. A intenção é aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) nos próximos meses, a fim de reestruturar o sistema tributário brasileiro.

Relator da proposta, o tucano vem discutindo o tema desde fevereiro. Ele disse que a ideia é simplificar o atual sistema, permitindo a unificação de tributos sobre o consumo e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto sobre os mais pobres. Outro objetivo é aumentar gradativamente os impostos sobre a renda e sobre o patrimônio e melhorar a eficácia da arrecadação.

Durante a reunião, Hauly e o presidente da comissão especial, Hildo Rocha (PMDB-MA), anunciaram que o colegiado está aberto à discussão. Ambos aguardam sugestões a fim de avançar na ideia de reforma tributária.

No documento, Hauly sugere a unificação de nove tributos com o objetivo de simplificar a cobrança de impostos no país e desburocratizar a economia. Na última sexta (18), o relator apresentou a proposta à equipe econômica. O texto, em linhas gerais, estará disponível para consulta pública no site da Câmara pelas próximas duas semanas, para sugestões e críticas de setores da sociedade para elaborar o parecer final sobre o tema.

Para o deputado Izalci (DF), o tema é de grande importância. “Há um consenso sobre a necessidade de mudança. Todos são contra o excesso de impostos e a forma como são cobrados. O governo definiu como prioridade e aguardamos ansiosamente a votação sobre este tema”, destacou. Vitor Lippi (SP), por sua vez, afirmou que o sistema brasileiro é um “manicômio tributário”, dada a enorme complexidade e alto custo para as empresas estarem em dia com suas obrigações tributárias. “Além disso, há muita judicialização. É um sistema totalmente ultrapassado e estamos atrasados em relação ao resto do mundo. Precisamos imediatamente modernizar a legislação para fortalecer o nosso sistema produtivo”, avaliou. 

Presente à reunião, o deputado Giuseppe Vecci (GO) elogiou a perseverança do colega em relação à reforma tributária. “Depois do Real, talvez seja a coisa mais importante que tenhamos a fazer pelo Brasil”, afirmou o tucano. Vecci buscou esclarecer alguns pontos. Ele lembrou, por exemplo, que recentemente o Congresso aprovou a extensão de incentivos fiscais por 15 anos e manifestou preocupação sobre a nova realidade que surgirá a partir da proposta.

(Agência Câmara)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.