Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A comitiva liderada pelo governador Beto Richa esteve nesta terça-feira (20) na sede da fabricante de aeronaves russa Irkut Corporation, em Moscou. A companhia firmou um acordo com o Governo do Estado em setembro deste ano para implantar em Maringá, na região Noroeste, unidades de fabricação de peças e partes da aeronave MC-21, novo modelo desenvolvido pela empresa, além de centros de operação e treinamento para atender o Brasil e a América Latina.

O vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, apresentou o MC-21 aos paranaenses. A nova aeronave, que já está sendo fabricada na cidade de Irkust, irá competir no segmento de aeronaves comerciais médias, como Airbus A320 e Boeing 737. Os aviões têm capacidade para carregar de 150 a 212 passageiros.

A Irkut Corporation está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões e possui 14 mil funcionários. A empresa é uma divisão do grupo UAC United Aircraft Corporation (UAC), cujo faturamento em 2014 superou US$ 4,8 bilhões. 

Richa destacou os futuros empreendimentos da empresa no Paraná. “A escolha do nosso Estado pela Irkut, que irá estabelecer sua base logística de peças e manutenção e o centro de treinamento de pilotos para América Latina, representa a entrada do Paraná como player da indústria aeroespacial e de defesa”, afirmou o governador.

Após a apresentação do vice-presidente da Irkut, o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, participou de reuniões técnicas na empresa. Ele destacou a expansão tecnológica que a companhia russa trará ao Estado. “A Irkut possui uma nova solução tecnológica para a indústria de aviação, que irá permitir que empresas paranaenses se qualifiquem como fornecedoras, recebam tecnologia e formem mão de obra especializada”, disse Netto.

NEGOCIAÇÕES – Em setembro, a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente da APD e o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, estiveram em Moscou para a assinatura do termo de cooperação com a Irkut. Na ocasião, Cida declarou que o Paraná está se qualificando para estimular investimentos de inovação e tecnologia. 

Maringá já conta com uma estrutura para receber investimentos do setor aeroespacial. O polo aeronáutico e de defesa possui uma área de 40 alqueires, ao lado do aeroporto municipal, destinada exclusivamente para a instalação de empresas do setor. 

EMBAIXADA – Em seu último compromisso oficial na Rússia, o governador Beto Richa e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foram recebidos pelo embaixador Antônio Guerreiro e a esposa, Eliane Guerreiro.

Richa segue agora para a França, onde visitará a fabricante de veículos elétricos para o transporte público NTL. No encontro, o governador irá conhecer as linhas operadas pela NTL, com o objetivo de buscar soluções para o transporte públicos das cidades do Paraná. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.