Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (10), o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) apresentou o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o Auxílio Brasil de forma permanente sem extrapolar o teto de gastos.

 “Estamos apresentando uma PEC para substituir a PEC dos Precatórios, que também é chamada de PEC do Calote. A proposta cria o Auxílio Brasil de forma permanente, apontando as fontes para que o governo viabilize os R$ 400 por mês para as 17 milhões de famílias, sem furar o teto de gastos e sem dar calote em precatórios”, explicou o senador Oriovisto, idealizador da matéria.

A proposta, apelidada de PEC do Auxílio Permanente, tem como objetivo principal a sustentação fiscal do Auxílio Brasil, mantendo a higidez do Teto de Gastos, estabelecido pela Emenda 95/2016, e dando a esse benefício o caráter de permanência.

 “Nós podemos ter responsabilidade social sem cometer nenhuma irresponsabilidade fiscal”, destacou o senador Oriovisto.

Para isso, esta PEC propõe as seguintes intervenções:

a) ampliar a transparência de todos os tipos de emendas parlamentares;

b) destinar as eventuais sobras de recursos das emendas de correção de erros e omissões a programa da assistência social;

c) limitar o valor das emendas de relator a 0,5% da Receita Corrente Líquida – RCL;

d) estabelecer o entendimento de que os precatórios de despesas excluídas do Teto de Gastos, especialmente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), também estão excluídos do próprio limite;

e) instituir o Programa Auxílio Brasil;

f) estabelecer as fontes de financiamento do Programa Auxílio Brasil;

g) revogar o instituto da transferência especial como modalidade de execução das emendas parlamentares.

“Estamos regulamentando em definitivo as tais emendas de relator, estabelecendo um valor e dando mais transparência ao processo”, enfatizou Oriovisto. Com essas indicações de fontes de despesas, o governo alcança o valor exato para viabilizar os R$ 400 por mês, além de poder ampliar o auxílio para mais famílias carentes.

“Enfim chegamos a uma solução clara para conseguir respeitar a responsabilidade fiscal. Estamos oferecendo a oportunidade de o governo criar o benefício de forma sustentável”, concluiu o senador paranaense.

Veja o vídeo com a defesa do senador Oriovisto: https://www.youtube.com/watch?v=XJeVup9Pl3o

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.