Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diversos senadores aproveitaram a sessão deliberativa remota de ontem (5) para ressaltar a importância da liberdade de imprensa e pedir respeito aos profissionais do setor. Eles criticaram as reiteradas ofensas verbais cometidas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a órgãos e profissionais da imprensa. Também condenaram as recentes agressões físicas contra jornalistas e fotojornalistas que aconteceram durante manifestações de apoio ao governo.

O primeiro a abordar o tema foi o senador Otto Alencar (BA), líder do PSD na Casa. Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro “agiu muito mal e agrediu a imprensa” ao mandar um repórter calar a boca.

— Quero ressaltar a minha posição contrária à do presidente da República quando ele manda a imprensa calar a boca. É um ato contra a liberdade de imprensa que eu não esperava de um presidente. A liberdade de imprensa é fundamental. "A imprensa é a vista da nação", dizia Ruy Barbosa. É ela que enxerga o que passa por perto e de longe. Eu quero registrar aqui o meu repúdio à fala do presidente da República quando ele fala que a imprensa deve calar-se aqui no Brasil — afirmou Otto. 

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apoiou as palavras do colega da Bahia.

— É impossível viver numa democracia com tantas agressões, agressões diárias, a diversos setores que representam o que há de mais nobre na democracia, como, por exemplo, a liberdade de imprensa. Eu quero me solidarizar; acompanhando a opinião do líder Otto Alencar — disse o líder do PT no Senado.

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), afirmou que o presidente Bolsonaro mostrou “sua difícil relação como o Estado democrático de direito”.

— É muito claro para todos nós que o presidente da República está descompensado. Hoje, a forma como ele se dirigiu a jornalistas, mandando um jornalista calar a boca, é a demonstração clara da falta de respeito com a democracia, com as liberdades e com a imprensa livre. Eu quero deixar registrado a nossa indignação e o nosso reconhecimento de que, infelizmente, o presidente da República não ajuda naquilo que o presidente [do Senado] Davi [Alcolumbre] tem tentado fazer, que é a harmonia dos Poderes. Ao contrário. Longe de ser um estadista, Bolsonaro se apresenta como alguém totalmente desequilibrado, infelizmente, neste momento de pandemia no Brasil — avaliou a senadora.

Também líder partidário, o senador Weverton (PDT-MA) foi outro a prestar solidariedade à imprensa nacional.

— Um representante da imprensa, de forma muito covarde, recebe a ordem de calar a boca. Não se cala a boca da imprensa porque, na hora em que se calar a boca da imprensa, cala-se a boca da democracia, fecham-se as portas do futuro e da luz. Atacar profissionais da imprensa é atacar a história, é atacar a vida livre de um país que, hoje, está, de forma muito altiva, construído a sua própria história — disse Weverton ao recordar a luta pela democracia de pessoas como Neiva Moreira, Jackson Lago e Leonel Brizola durante a ditadura militar.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também criticou Bolsonaro. Ele repudiou os ataques à imprensa e cobrou do Congresso Nacional e de outras instituições “posição firme” contra o presidente da República. Para Humberto, se nada for feito, o país pode caminhar para um golpe de Estado.

— Não é possível que o Brasil continue sendo governado dessa maneira, com ameaças permanentes às liberdades conquistadas com muita luta neste país, ameaças à liberdade de imprensa, aos profissionais de imprensa, a todos aqueles que ousam discordar não do governo, mas das atitudes, das posições do presidente da República. É impossível o país, no momento em que se vive uma crise sanitária como essa, ainda ter que vivenciar esse processo de agressões permanentes contra a liberdade e contra a democracia — afirmou Humberto.

O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), também cobrou posicionamentos mais firmes dos parlamentares e do Congresso.

— Este Congresso Nacional não pode ser carpideira da democracia brasileira, não pode ficar calado e não pode ficar quieto frente às agressões cotidianas do inquilino do Palácio do Planalto à democracia. A imprensa livre é o terror de qualquer arbitrário de plantão, de qualquer ditador de plantão, mas que o senhor presidente saiba que acima dele está a Constituição e que ele é súdito das leis. Advirto e peço a todos os colegas parlamentares, de todas as posições políticas, que têm compromisso com o Estado de direito: paremos esse homem. Não sejamos nós, congressistas, líderes partidários, carpideiras da democracia brasileira — declarou Randolfe. 

Por sua vez, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que é jornalista, foi sucinto ao condenar agressões verbais do presidente Bolsonaro a profissionais da imprensa.

— Eu sou um jornalista com quase 50 anos de profissão. A única e última vez em que eu ouvi alguém mandar um jornalista calar a boca foi com o general Newton Cruz, que eu não sei onde está ou em qual cruz está — pontuou Kajuru. 

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) também criticou o “comportamento de um presidente da República com relação à liberdade de imprensa”. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) reforçou as críticas e condenou as "agressões à democracia". A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) acrescentou que, em sua opinião, Bolsonaro "não se comporta como um democrata" ao perseguir a "educação, a saúde e a comunicação".

Agência Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.