Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pela primeira vez, uma mulher presidirá o Legislativo Londrinense, ainda que interinamente

O vereador Jairo Tamura (PL), presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), assumiu o cargo de prefeito de Londrina, para exercício entre os dias 1º e 7 de dezembro, diante das licenças do prefeito Marcelo Belinati (PP) e do vice-prefeito João Mendonça. Com isso, a vereadora Daniele Ziober (PP), vice-presidente da CML, tornou-se a primeira mulher a assumir o Legislativo Londrinense, ainda que interinamente.

As cerimônias de transferência dos cargos foram realizadas ontem (30), primeiro no gabinete da Presidência da Câmara de Londrina e, posteriormente, no gabinete do prefeito, onde Tamura recebeu o cargo do prefeito em exercício, João Mendonça. No local estiveram presentes vereadores, secretários municipais, autoridades e representantes da sociedade civil.

Primeiro descendente de japoneses a se tornar prefeito, Jairo Tamura disse estar honrado com o desafio e destacou que, nos sete dias em que estará no comando do Executivo Municipal, pretende estreitar os laços entre os poderes e acompanhar o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Londrina. “Vamos aproveitar este momento agora para fiscalizar algumas obras, alguns contratos que estão em andamento e verificar quais as possibilidades de a gente poder ajudar o prefeito nas questões orçamentárias”, afirmou.

Daniele Ziober destacou o fato de ser a primeira mulher assumir a presidência da Câmara de Londrina, num universo de 16 vereadoras eleitas nos 86 anos do Legislativo Londrinense. “É muito importante saber que, pela primeira vez, uma mulher ocupa um cargo que sempre foi de homens. Eu sei de histórias [de mulheres] que tentaram ser presidentes da Câmara e nunca conseguiram. Eu estava como vice e aí essa surpresa das férias do prefeito e do vice-prefeito. O Jairo assumindo como prefeito, a gente continua os trabalhos dele, executados com muita excelência, aqui na Presidência da Câmara de Londrina”, afirmou.

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.