Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Religião 13/03/2019  08h09

A Misericórdia Divina

São Paulo chama a Deus de Pai das Misericórdias (2 Cor 1,1-7), sublinhando assim a sua infinita compaixão pelos homens, que ama muito intimamente. Talvez poucas verdades se repitam nos textos sagrados tão insistentemente como esta: Deus é infinitamente misericordioso e compadece-se dos homens, sobretudo daqueles que sofrem a miséria mais profunda que é o pecado.

Para que o aprendamos bem, a Sagrada Escritura ensina-nos com uma grande variedade de termos e de imagens que a misericórdia de Deus é eterna, isto é, sem limites no tempo (Sl 100); imensa, sem limites de lugar ou de espaço, e universal, pois não se limita a um povo ou a uma raça, e é tão extensa e ampla quanto as necessidades do homem.

A encarnação do Verbo, do Filho de Deus, é prova dessa misericórdia divina. Ele veio perdoar, reconciliar os homens entre si e com o seu Criador. Manso e humilde de coração, oferece alimento e descanso a todos os atribulados (Mt 11,28).

O Apóstolo São Tiago chama ao Senhor piedoso e compassivo (Tg 5,11). Segundo a Epístola aos Hebreus, Cristo é o Pontífice misericordioso (Hb 2,17); e esta atitude divina para com o homem é a razão de ser da ação salvadora de Deus (Tt 2,11, 1 Pd 1,3), que não se cansa de perdoar e de impelir os homens para a Pátria definitiva, ajudando-os a superar as fraquezas, a dor e as deficiências desta vida.

“Revelada em Cristo, a verdade a respeito de Deus, Pai das misericórdias, permite-nos vê-lo particularmente próximo do homem, sobretudo quando este sofre, quando é ameaçado no próprio núcleo da sua existência e da sua dignidade” (João Paulo II, Enc. Dives in misericórdia). Por isso, a súplica constante dos leprosos, cegos e coxos a Jesus é: Senhor, tem misericórdia de mim, como vemos nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

A bondade de Jesus para com todos nós, excede as medidas humanas. “Àquele homem que caiu nas mãos dos ladrões, que foi por eles desnudado, espancado, abandonado meio morto, Ele o reconfortou, curando-lhe as feridas, derramando nelas o seu azeite e vinho, fazendo-o montar a sua própria cavalgadura e instalando-o na pousada para que cuidassem dele, dando para isso uma quantia de dinheiro e prometendo ao hospedeiro que na volta pagaria o que gastasse a mais” (São Máximo de Turim, Carta 11).

O Senhor teve esses cuidados com cada homem em particular. Muitas vezes, recolheu-nos feridos à beira da estrada da vida, derramou bálsamo sobre as nossas feridas, vendou-as, não uma, mas inúmeras vezes. Na sua misericórdia está a nossa salvação. Tal como doentes, cegos e aleijados do Evangelho, cada um de nós deve colocar-se diante do Senhor e dizer humilde e confiantemente: Jesus, tem misericórdia de mim!

Portanto, a misericórdia é, como diz a sua etimologia, uma disposição do coração que nos leva a compadecer-nos das misérias que encontramos a cada passo e que nunca desaparecerão, por mais justas e bem resolvidas que possam parecer as relações entre os homens.

Padre Toninho (pe. Antonio Justino Filho) é membro da Comunidade Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.