Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Francisco dedicou a catequese de hoje para falar aos fiéis sobre como a Igreja ensina obras de misericórdia

O Papa Francisco continuou ontem, 10, o ciclo de catequeses sobre a Igreja. Desta vez, ele se concentrou em como a Igreja ensina aos fiéis as obras de misericórdia, o que deve ser feito com gratuidade, sem esperar nada em troca.

A Igreja indica o que é essencial na vida dos cristãos, disse o Papa, destacando que o essencial, segundo o Evangelho, é a misericórdia, como diz Jesus: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”.

“Pode existir um cristão que não seja misericordioso?”, questionou Francisco. Ele mesmo respondeu dizendo que o cristão necessariamente é misericordioso, pois este é o centro do Evangelho. A Igreja, então, se comporta como Jesus, ensinando essa lição aos fiéis com os exemplos e utilizando as palavras para iluminar o significado dos seus gestos.

“A mãe Igreja nos ensina a dar de comer e beber a quem tem fome e sede, a vestir quem está nu. E como faz isso? Com o exemplo de tantos santos e santas que fizeram isso de modo exemplar; mas o faz também com o exemplo de tantos pais e mães que ensinam a seus filhos que aquilo que sobra a nós é para aqueles a quem falta até o necessário”.

Nas famílias cristãs, a hospitalidade é sagrada, disse o Papa. Ele contou aos fiéis um episódio que aconteceu com uma paroquiana argentina, que queria ensinar os seus três filhos a partilhar. Certo dia, no almoço, um senhor bateu à porta pedindo comida. A mãe pediu que as crianças dessem, cada uma, metade da carne e das batatas que comiam.

“E assim esta mãe ensinou aos filhos a dar de comer da própria comida. Isto é um belo exemplo que me ajudou tanto”, disse Francisco. Ele explicou que assim age também a Igreja, ensinando os fiéis a estarem sempre próximo dos mais necessitados, a exemplo dos doentes e presidiários.

“A misericórdia supera todo muro, toda barreira e nos leva a procurar sempre a face do homem, da pessoa. E é a misericórdia que muda o coração e a vida, que pode regenerar uma pessoa e permitir a ela inserir-se de modo novo na sociedade”.

O Santo Padre citou o exemplo da Beata Teresa de Calcutá e de tantos cristãos que não têm medo de estender a mão aos mais necessitados. Porém, ressaltou que é preciso fazer o bem com gratuidade, sem esperar nada em troca.

“Não basta amar quem nos ama. Jesus diz que isto fazem os pagãos. Não basta fazer o bem a quem nos faz o bem. Para mudar o mundo para melhor, é preciso fazer o bem a quem não é capaz de retribuir, como o Pai fez conosco, doando-nos Jesus”.

Devido ao calor, antes da audiência geral Francisco cumprimentou os doentes na Sala Paulo VI. Entre eles, havia um grupo de crianças albinas.

(cancaonova.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.