Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Pontífice enviou uma mensagem aos participantes do encontro internacional “Paz sem fronteiras”. Evento, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, reúne centenas de pessoas em Madri. 

O Papa Francisco enviou, no domingo, 15, uma mensagem aos participantes do Encontro internacional “Paz sem fronteiras”, reunidos em Madri. O Encontro, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, em colaboração com a Arquidiocese de Madri, na Espanha, representa uma das maiores manifestações de paz em todo o mundo.

Segundo Francisco, a peregrinação de paz a Madri é o testemunho da força daquele espírito de Assis que é oração a Deus e promoção da paz entre os povos: “É sempre necessário rezar e dialogar na perspectiva da paz, os frutos virão!”. Há trinta anos caia o muro de Berlim, terminava uma “lacerante divisão do continente que tinha causado tanto sofrimento”. Foi a oração pela paz que favoreceu a queda do muro, explica Francisco, e que a paz deve ser continuamente incrementada de geração em geração através do diálogo, do encontro e da negociação”.

Separações que destroem o mundo

Hoje, continua o Papa, “é insensato, na perspectiva do bem dos povos e do mundo, fechar os espaços, separar os povos, opor-se uns aos outros, negar a hospitalidade aos necessitados e às suas famílias”, porque assim “o mundo fica despedaçado, usando a mesma violência com a qual se arruína o ambiente e se danifica a casa comum, que pede, ao invés, amor, cuidado, respeito, assim como a humanidade invoca paz e fraternidade”.

De acordo com o Papa, a casa comum precisa de portas abertas para se comunicar e se encontrar, e não suporta muros que separam ou que contrastam aqueles que ali vivem. Essa casa comum – escreve o Papa – precisa de portas abertas que ajudem a “cooperar para viver juntos em paz, respeitando as diversidades e estreitando laços de responsabilidade”. A paz, destaca Francisco, “não tem fronteiras”. Sempre, sem exceções”.

O Documento sobre a Fraternidade Humana, um passo importante para a paz

No encontro de Madri, a oração – explica o Papa – ocupa o lugar principal e decisivo. “A oração pela paz, neste tempo marcado por demasiados conflitos e violências, une-nos ainda mais, para além das diferenças, no nosso comum compromisso por um mundo mais fraterno”. E precisamente porque “a fraternidade entre os crentes, além de ser uma barreira às inimizades e às guerras, é um fermento de fraternidade entre os povos”.

Francisco cita o documento sobre a “Fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum”, assinado em fevereiro passado em Abu Dhabi por ele e o Grande Imã de Al-Azhar. Um texto que será o fio condutor do encontro de Madri, pois sublinha que “as religiões nunca incitam à guerra e não solicitam sentimentos de ódio, de hostilidade, de extremismo, nem convidam à violência ou ao derramamento de sangue”.

O Papa conclui pedindo a todos que se unam e se aproximem “para gritar que a paz não tem fronteiras, não tem fronteiras”. É dos corações que “devemos erradicar as fronteiras que dividem e se opõem”. E é nos corações que devem ser semeados os sentimentos de paz e de fraternidade”.

(Canção Nova/com Vatican News)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.