Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O advento tem um rico conteúdo teológico; na verdade, ele considera todo o mistério da vinda do Senhor na história até o fim. Os diferentes aspectos do mistério referem-se uns aos outros e fundem-se numa unidade admirável.

O Advento recorda, em primeiro lugar, a dimensão histórico-sacramental da salvação. O Deus do Advento é o Deus da história, o Deus que veio completamente para a salvação do homem em Jesus de Nazaré, em quem a face do Pai é revelada (Jo 14,9). A dimensão histórica da revelação recorda a concretude da plena salvação de todos os homens, daí o elo intrínseco entre a evangelização e a promoção humana.

O advento é o tempo litúrgico em que a dimensão escatológica do mistério cristão é fortemente destacada. Deus nos reservou para a salvação (1Ts 5,9), mas é um legado que só será revelado no final dos tempos (1Pd 1,5). A história é o lugar do cumprimento das promessas de Deus e é dirigida para o dia do Senhor (1Cor 1, 8, 5, 5).

Cristo entrou em nossa carne e, após a morte, foi revelado aos apóstolos e a testemunhas como “o ressuscitado” (At 10, 40-42), e aparecerá glorioso no final dos tempos (At 1,11). A igreja, em sua peregrinação terrena, vive continuamente a tensão de toda a salvação já realizada em Cristo e ainda a sua implementação em nós e sua plena manifestação no regresso glorioso do Senhor, Juiz e Salvador.

Sobre a espiritualidade desse tempo litúrgico, podemos dizer: que a comunidade cristã é chamada a viver algumas atitudes essenciais para a expressão evangélica da vida: espera vigilante e alegre, esperança, conversão.

A atitude de esperar caracteriza a igreja e o cristão, porque o Deus da revelação é o Deus da promessa que em Cristo manifestou toda a sua fidelidade ao homem (2Cor 1,20). Durante o advento, a igreja não desempenha o papel dos judeus que esperavam o prometido Messias, mas vive a expectativa de Israel em níveis de realidade e a manifestação definitiva dessa realidade, que é Cristo. Agora vemos "como em um espelho", mas chegará o dia em que veremos face a face (1Cor 13,12). A igreja vive essa expectativa em vigilância e alegria. Por isso, ela ora: "Maranatha: Vem, Senhor Jesus" (Ap 22,17-20).

Consequentemente, o advento celebra o "Deus da esperança" (Rm 15,13) e vive uma alegre esperança (Rm 8, 24-25). A canção que caracteriza o advento, desde o primeiro domingo, é a do Salmo 24: "A ti, Senhor, eu levanto a minha alma, meu Deus, em ti confio: que não estou confuso. Meus inimigos não triunfam sobre mim. Quem espera em ti não fica desapontado".

Deus, entrando na história, coloca o homem em questão. A vinda de Deus em Cristo requer conversão contínua; a novidade do evangelho é uma luz que requer um pronto e determinado despertar do sono (Rm 13, 11-14).

O tempo do advento, especialmente através da pregação de João Batista, é um chamado à conversão, a preparar os caminhos do Senhor e dar as boas-vindas ao Senhor que está vindo. Finalmente, o advento educa para viver essa atitude dos pobres de YHWH, de Deus: mansos, humildes, disponíveis, os quais Jesus proclamou bem-aventurados (Mt 5, 3-12).

Devemos nos colocar em uma atitude vigilante. O último dia é repentino; você não percebe quando Ele vem. Portanto, o cristão deve estar sempre pronto. Ele não quer que a preocupação dos deveres presentes dificulte a jornada rumo ao Dia do Senhor.

Padre Anderson Marçal é missionário da Comunidade Canção Nova e apresentador do programa “Gente de Fé” na TV Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.