Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 2,14.22-32)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 14 Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão:

22 “Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23 Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24 Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.

25 Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26 Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27 Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28 Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.

29 Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30 Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31 É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32 Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.9-10.11 (R. 1)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!

— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Evangelho (Mt 28,8-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos. (Sl 117)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 8 as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9 De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10 Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11 Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12 Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13 dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14 Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15 Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Seja uma testemunha da ressurreição de Jesus

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. (Jo 20,1-2)

Feliz Páscoa! A todos vocês que acompanham o nosso canal, gratidão pelo momento que nós vivemos todos os dias juntos, na reflexão da homilia. Minha Feliz Páscoa também a todo o povo português que acompanha, a partir da TV Canção Nova de Portugal, esse momento da homilia.

Hoje é Páscoa! Nós chegamos ao ápice deste tempo que vivemos de preparação. Cristo está vivo no meio de nós! Poderíamos ter dito a Madalena se estivéssemos lá: “Não sabemos onde O colocaram”. Jesus está ressuscitado à direita do Pai; o túmulo está vazio, e o túmulo vazio é, certamente, uma prova histórica da Ressurreição de Jesus.

Eu tive a graça de, uma vez, inclusive, celebrar sobre essa pedra onde foi colocado o Corpo de Jesus, e, de fato, o túmulo está vazio. É uma prova histórica, uma prova que nós, normalmente, não consideramos, mas é a mudança na vida dos discípulos, é o efeito que a ressurreição tem na vida desses homens e mulheres que passaram de uma vida fechada em si mesmos para uma vida marcada pelo apostolado.

Somos comunicadores da Ressurreição, da vida nova que Cristo veio nos trazer

Pensem vocês que, diante de toda aquela morte cruel de Jesus, sair de casa e ir ver aquele túmulo não foi coisa fácil. Os apóstolos da ressurreição, da vida nova, da vitória sobre o pecado e sobre a morte, agora já não são eles que vivem, é Cristo vivendo neles, atuando neles, falando por meio deles. São testemunhas da ressurreição. 

Nós todos nos tornamos também comunicadores da Ressurreição, da vida nova que Cristo veio nos trazer. Por isso o dia de hoje não é apenas para dizer: “Ressuscitou como disse! Aleluia!”, Mas: “Ele ressuscitou em minha vida! Aleluia!”. E você pode dizer isso para você hoje: “Jesus ressuscitou em minha vida. Aleluia!” 

Eu sou prova disso, você é prova disso, nós somos provas vivas do Ressuscitado. De agora em diante, o que precisamos fazer? Buscar as coisas do Alto. Esse é o esforço diário para vivermos uma vida de ressurreição, e não voltarmos ao túmulo do qual nós saímos. Jesus não está lá. Eu e você não podemos voltar para lá. Cristo é a nossa Páscoa, Cristo é a nossa vida, Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.