Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 2,23–3,9)

Leitura do Livro da Sabedoria.

2,23 Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24 foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem. 3,1 A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2 Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3 e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4 Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5 tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6 Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7 no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8 vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9 Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 33(34),2-3.16-17.18-19 (R. 2a)
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Evangelho (Lc 17,7-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Quem me ama, realmente, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e a ele nós viremos. (Jo 14,23)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7 “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Permita que Jesus exorcize todo o medo da sua vida

Naquele tempo, disse Jesus: “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’” (Lucas 17,7-10)

Meus irmãos e minhas irmãs, “Somos servos inúteis, não fizemos mais do que a nossa obrigação”, traduzindo no bom português essa passagem. Difícil de sintetizar e assimilar essa afirmação vinda do próprio Jesus: “Servos inúteis”. Quando se opera, por exemplo, um exorcismo, normalmente se pergunta pelo nome do espírito mau para, depois, mandá-lo embora. Isso é uma práxis no ritual de exorcismo.

Penso que seja isso que Jesus esteja fazendo com dois demônios que nos atormentam por toda a vida: o medo de nos sentir sempre servos, que trabalham para um patrão cruel e narcisista; e o medo de nos sentir pessoas inúteis na vida, que não podem nunca ser um dom para alguém. São esses dois demônios que, na verdade, Jesus está exorcizando.

Peça a Deus a graça de um coração livre desses medos, um coração realizado por quem você é aos olhos de Deus

Por isso, não tenha medo de nomear os seus dramas interiores; Deus quer te libertar de cada um deles, não tenha medo de assumi-los diante de Deus!

Se a vida te pedir atitudes que pareçam servis, como: a mãe que cuida dos filhos; o pai trabalhar para sustentar a família; um padre ou um bispo se gastar pelo povo de Deus; um doente que sofre com um tratamento contra alguma doença; não deixe o maligno plantar em teu coração a semente do medo de se sentir um servo de todos.

Há vida no serviço honroso a alguém ou no suportar uma dor; tem vida aí! Tem realidades preciosas que podem ser extraídas dessa realidade que, aparentemente, possam soar como atitudes servis.

Digo também: se a vida te pedir atitudes que pareçam inúteis — não ser elogiado por uma ação feita; não receber um obrigado de alguém que você ama; não ter conseguido ser presença na vida de alguém num momento tão difícil; não ter conseguido alcançar a cura da doença do seu filho; não ter sido capaz de pagar os estudos para a sua filha ou não ter um salário melhor para você cuidar da sua família — , não deixe o demônio plantar a semente do medo de ter falido e ser uma pessoa inútil. Isso não é verdade! Porque existe também vida quando você se doa de forma desinteressada, sem pretender nada da pessoa amada.

Peça a Deus a graça de um coração livre desses medos, um coração realizado por quem você é aos olhos de Deus: precioso, valoroso, um filho. Então, hoje, permitamos que Jesus exorcize dentro de nós essa mentalidade de servidão e inutilidade, pois somos preciosos aos olhos de Deus!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.