Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 6,1-11)

Leitura do Livro da Sabedoria.

1 Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 2 Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número dos vossos súditos. 3 Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania pelo Altíssimo.

É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4 apesar de estardes a serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5 Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos.

6 O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7 O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8 mas para os poderosos, o julgamento será severo.

9 A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a sabedoria e não venhais a tropeçar. 10 Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11 Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 81(82),3-4.6-7 (R. 8a)

— Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

— Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

— Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, ao pobre e ao humilde absolvei! Libertai o oprimido, o infeliz, da mão dos opressores arrancai-os!

— Eu disse: “Ó juízes, vós sois deuses, sois filhos, todos vós, do Deus Altíssimo! E, contudo, como homens morrereis, caireis como qualquer dos poderosos!”

Evangelho (Lc 17,11-19)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor. (1Ts 5,18)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

11 Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14 Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17 Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Por meio do louvor, contemple a ação de Deus em sua vida

 “Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância e gritaram: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’ Ao vê-los, Jesus disse: ‘Ide apresentar-vos aos sacerdotes’. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz” (Lucas 17,11-15).

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus está a caminho de Jerusalém e, atravessando a Samaria — uma terra considerada, por Israel, impura, de gente infiel, de pessoas que deveriam ser evitadas a todo custo. Jesus não se paralisa nessas mentalidades, Ele atravessa a Samaria a caminho de Jerusalém.

Jesus não segue esse tipo de raciocínio porque se encontra, justamente, com as pessoas nas condições nas quais elas se encontram.

Dez leprosos vêm ao encontro de Jesus, não sabemos nada sobre eles, os nomes, quem são essas pessoas, sabemos apenas que eles estavam juntos. É interessante porque é uma informação importante, pois a lepra, na época de Jesus, causava um isolamento social muito radical, da pessoa ficar realmente excluída, totalmente isolada e sozinha.

Oração sem louvor a Deus, é uma oração pagã, é interesseira e da boca para fora

Estes dez leprosos se unem no momento de sofrimento — algo parecido com os tempos recentes que nós vivemos da pandemia; um momento dramático para toda a humanidade, mas que para muitos serviu de elo entre membros da família que viviam separados e distantes uns dos outros, mesmo morando debaixo do mesmo teto. Pessoas que nem se falavam, pessoas que não compartilhavam as refeições, pessoas que viviam isoladas e a pandemia foi, claro, com todo o drama que isso nos trouxe, também uma oportunidade para que nós, como cristãos, como seres humanos, repensemos muitos valores que tinham sido deixados de lado.

E os dez leprosos fazem algo ainda mais surpreendente: rezam. Porque quem está sofrendo, reza ou murmura; ou se coloca diante de Deus ou vai viver a vida amargurada. A oração dos dez é imediatamente ouvida por Jesus, mas a narração não termina com o milagre, infelizmente. Porque apenas um deles voltou para agradecer, os outros nove só ficaram numa modalidade de oração: a súplica; não entraram no louvor.

Louvor não é coisa de carismático, é coisa de filho agradecido; louvor é completar a oração da súplica, é saber que nós temos um Pai no céu que cuida de nós. Oração sem louvor, sem louvor a Deus, é uma oração pagã, é interesseira e da boca para fora.

Curiosamente, foi um samaritano que voltou para dar graças a Deus, alguém de fora do círculo religioso. Cuidado com a oração das muitas palavras, porque pode estar faltando o essencial na sua oração: a gratidão a Deus.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.