Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2 “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3 Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4 Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5 Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6 A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7 Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8 Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9 Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10 Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 50(51),3-4,12-13.18-19 (R. 19b)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Lc 11,29-32)

— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

— Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente. (Jl 2,12-13)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A cruz é o maior sinal do amor de Deus por você

 “Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas’.” (Lucas 11,29)

Uma coisa que nós nunca deveríamos contestar é sobre o amor de Deus por nós. Ele nos ama muito! Ainda que não sintamos ou não percebamos, o amor de Deus continua sendo o mesmo, Ele não muda. Deus nos ama e vai sempre nos amar!

O maior sinal de que Deus nos ama podemos ver em Jesus Cristo, o seu filho amado. Ele enviou o Seu Filho amado para dar a vida por nós, para nos tirar do pecado, para nos resgatar.

Não existirá maior prova do amor de Deus por nós senão Jesus Cristo, a não ser o sinal da cruz; pois foi ali, na cruz, que o amor de Deus atingiu o seu ápice, o seu ponto mais alto, a sua definição mais perfeita. A definição mais perfeita do amor de Deus por cada um de nós se deu ali, na cruz; na oferta, na entrega de Jesus por cada um de nós!

Ao longo da história da salvação, podemos perceber vários outros sinais do amor de Deus, mas nada se compara a esse amor para o qual somos chamados a nos voltar neste tempo: o amor de Jesus Cristo por cada um de nós.

O maior sinal de que Deus nos ama podemos ver em Jesus Cristo

Neste tempo quaresmal, preparamo-nos para contemplar e celebrar o amor de Deus por cada um de nós. O fato de Deus, aqui, nessa Palavra, enviar Jonas a Nínive, para alertar os que lá moravam, mostra o quanto Ele ainda se preocupa com os seus filhos. Deus se preocupa comigo e com você, e Ele envia vários sinais para nos dizer que nos ama.

De alguma forma, Ele envia esses sinais, porém, às vezes, somos insensíveis, de coração duro, fechado e não conseguimos perceber os sinais do amor de Deus por cada um de nós.

Neste tempo, convido você a voltar o seu olhar para o Crucificado, a contemplar Jesus, que oferta-Se mais uma vez, para dizer: “Continuo te amando”, “Vou continuar me ofertando por você”, “Vou continuar dando a minha vida por você”.

Não sejamos insensíveis, peçamos a graça da sensibilidade ao amor de Deus, um amor que já foi escancarado, só não vê quem não quer ou quem está, de fato, muito distraído com as coisas deste mundo, mas o amor de Deus já foi escancarado a cada um de nós e ele se manifesta em Jesus Cristo, nesta oferta e nesta doação de vida que Jesus fez por cada um de nós. Voltemos o nosso olhar e os nossos sentidos para Jesus crucificado!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.