Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 25,13b-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.

17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.

Evangelho (Jo 21,15-19)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.

19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O amor de Deus é maior do que nossas fraquezas

O Senhor nos perdoa todas as vezes em que fraquejamos ou erramos, porque o Seu amor é maior do que todas as nossas fraquezas e pecados!

“’Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?’. Respondeu ele: ‘Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo’” (João 21,15).

Jesus se dirigiu a Pedro depois da refeição, depois de ter comido com os discípulos, já ressuscitado Ele aparece aos Seus, à beira da praia, e come peixe com eles. De forma serena e tranquila Ele se dirige ao coração de Pedro, olho no olho, pois eles ainda não haviam conversado depois que este O negara por três vezes antes da Sua morte. Jesus não quer jogar nada na cara de Pedro; muito pelo contrário, Ele quer reafirmar Seu amor ao coração de Pedro, que ainda está envergonhado, triste e ainda não tem coragem de enfrentar Seu Mestre.

Quando queremos reconsiderar alguma coisa com alguém, quando queremos perdoar a alguém de alguma coisa, nós não precisamos jogar na cara o que a pessoa fez de errado. O que devemos fazer é procurar entender qual é o tamanho do amor e da amizade existentes. Por isso o Senhor pergunta: “Tu me amas, Simão, mais do que estes?” E ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. E Jesus crê no amor de Pedro. Olha mais uma vez em seus olhos e lhe pergunta novamente: ‘Tu me amas, Pedro, mais do que estes?’. Ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo” (João 21, 15).

Em cada uma das duas respostas Jesus dá uma resposta mais amorosa ainda: “Cuida das minhas ovelhas” (Jo 21, 16c). E mais uma vez o Senhor pergunta de forma mais enfática e direta ao seu coração: “Simão, filho de João, tu me amas?” (Jo 21, 17 b). Pedro se entristeceu, lembrou que negara o Senhor, e é como se dissesse: Como poderei dizer que O amo se três vezes eu O neguei? Mesmo entristecido ele diz: “Senhor, tu sabes que eu te amo” (João 21, 15). É como se o Senhor, o abraçando, lhe dissesse: Pedro, apascenta e cuida dos meus cordeiros, porque é a ti em quem eu confio, mesmo diante de suas fraquezas (cf. João 21, 16-17).

O Senhor nos perdoa todas as vezes em que fraquejamos ou erramos, porque o Seu amor é maior do que todas as nossas fraquezas e pecados! Nós podemos até negá-Lo mil vezes, mas Ele jamais renegará o Seu amor por nós!

O amor de Deus cura as nossas fraquezas e fortalece os nossos limites, só é preciso confiar n’Ele. Só é preciso, a cada dia, reafirmar, apesar dos nossos limites e erros, que é ao Senhor a quem nós amamos. O Senhor nos levanta da poeira, é Ele quem nos retira dos abismos nos quais, nós, muitas vezes, nos encontramos nesta vida a fim de que tenhamos sempre a certeza de que o amor d’Ele por nós é maior do que todas as nossas fraquezas!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.