Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 61,9-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.

10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (1Sm 2,1.4-8)

— Meu coração se regozija no Senhor.

Meu coração se regozija no Senhor.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho (Lc 2,41-51)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A exemplo de Maria, tenhamos um coração pleno em Deus

O Imaculado Coração de Maria é para nós espelho, modelo e referência de pureza, de bondade e retidão que todos nós precisamos ter para viver a santidade e a alegria plena do Reino de Deus.

Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lucas 2, 49).

Celebramos hoje a Festa do Imaculado Coração de Maria, o Imaculado Coração da Mãe de Deus, semelhante ao de Jesus, marcado pela pureza e pela bondade e, sobretudo, totalmente voltado para Deus.

Por mais que tenhamos o coração em Deus, este tem suas inquietações, preocupações e aflições. Maria hoje representa para nós o coração de todas as mães: inquietas, preocupadas, que cuidam e dão tudo de si para seus filhos. Nossa Senhora está preocupada porque seu Filho, havia alguns dias, estava perdido em meio àquela festa. Não que Jesus lhe desse trabalho ou fosse causa de preocupação, mas coração de mãe é coração de mãe: se preocupa, quer saber, quer notícias, corre atrás do filho.

Por isso ela vai atrás de José para lhe perguntar sobre o paradeiro do Filho (cf. Lc 2, 43-45). E quando O encontram, encontram aquele Menino de doze anos, despreocupado, livre, tranquilo entre os doutores da Lei de Deus, procurando saber coisas deles e ouvir deles e, ao mesmo tempo, demonstrando tamanha sabedoria a ponto de impressionar os doutores da Lei e todos os que O escutavam (cf. Lc 2, 46-48).

É por isso que os pais de Jesus se aproximam d’Ele e a mãe manifesta a inquietação do seu coração dizendo-Lhe: “Meu filho, por que fizestes isso conosco? Andamos te procurando por todos os lados!” (Lc 2, 48). Até com certa aflição no coração, é como se Jesus lhe dissesse: “Mamãe, não se preocupe! A senhora sabe que a minha missão é me ocupar com as coisas do Pai e com as coisas do alto!” (cf. Lc 2, 49).

Maria ainda não compreendia bem a missão do Filho (cf. Lc 2, 50), ela sabia, pois foi o anjo quem a convidou e quem lha revelou, mas ela não tinha dimensão da grandeza sobre o que, pouco a pouco, seu Filho ia vivendo e se transformando; ela apenas se abria e se entregava ao coração do Pai. Ao coração do Pai ela entregava todo o seu coração e se conformava dia a dia com o Reino de Deus.

O Imaculado Coração de Maria é para nós espelho, modelo e referência; primeiramente devido à pureza, à bondade, à  retidão que todos nós precisamos ter e também por ser modelo de um coração inquieto pelo Reino de Deus, que passa pelas aflições, pelas dificuldades, pelas limitações, mas que repousa em Deus e não tira d’Ele a sua confiança.

Que o Imaculado Coração de Maria triunfe entre nós e para nós e nos conduza cada vez mais ao Reino de Deus e ao coração do seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Santo do Dia

Santo Antônio, doutor da Igreja

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Santo Antônio, rogai por nós!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.