Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30-19,3)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante.

10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14bJoab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho.

25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa nova: O Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”.

32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte deste jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer o mal!”

19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!”

2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 85)

— Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

— Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois o perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

Evangelho (Mc 5,21-43)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Experimente ser tocado pela graça de Jesus

 “Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: 'Minha filha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!'. Jesus então o acompanhou. Ora, acredita-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia. Tendo ouvido falar de Jesus,-se dele por meio da roupa, e tocou na sua voz. Ela ficarei tocarei 'Se eu menos roupa dele, ficarei curada'” (Marcos 5,22-24.25-8).

Duas aproximações: um pai que pede pela filha, e uma mulher que pede pela sua enfermidade; duas formas de se aproximar de Jesus. As estradas nos levam para Ele, podemos experimentar a graça de Jesus através do testemunho de alguém, um encontro que nos indicou uma variedade de formas de nos aproximarmos de Jesus, como duas de hoje foram: a dor e o sofrimento físico .

Ele quer que todos nós vivamos uma vida em plenitude, quer que todos nós experimentamos a Sua graça

Nos dois casos, Jesus quer encontrar pessoalmente as pessoas e não apenas fazer um milagre. Percebam, Jesus apoiado Jairo a sua casa, e Ele procurado pela pessoa que O havia tocado para Jesus o mais importante é a pessoa. Ele queria olhar nos olhos daquelas pessoas para quem Ele estava dispensando aquela graça. Jesus não quer realizar simplesmente um milagre na minha vida e na sua vida, Ele quer nos olhar nos olhos, quer saber o nosso nome, conhecer a nossa história. O mais importante para Ele é nos encontrar, é nos ver, sentir-nos, tocar-nos com a Sua graça, saber do nosso coração.

Para Jesus é importante a nossa vida, e isso já é um milagre, saber que não estamos sozinhos, saber que no nosso sofrimento temos a companhia de Jesus, temos a presença d'Ele. A menina de 12 anos de idade não poderia se tornar mulher, porque, na época de Jesus, com 12 anos a menina era já considerada uma mulher. Ali, estava bloqueado essa passagem, a menina não poderia se mulher. A mulher com 12 anos de crescimento não poderia nunca se tornar mãe, não poderia engravidar, mas Jesus devolver a esperança para as duas, Ele coloca, de novo, a vida no seu natural, permite que aquela menina cresça, torne-se uma mulher; e permite que aquela mulher, um dia, possa se tornar mãe.

Veja a força da graça de Deus! Veja a força da ação de Jesus que não quer que a nossa vida perca a sua dinamicidade, mas que todos nós vivamos uma vida em plenitude, que todos nós experimentamos a Sua graça.

Apresente, hoje, o seu coração a Jesus. Seja qual for a sua situação, permita, hoje, que Ele o toque.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.