Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 2,10b-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.

14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 144)

— É justo o Senhor em seus caminhos.

— É justo o Senhor em seus caminhos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho (Lc 4,31-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra do Senhor expulsa os espíritos maus da nossa vida

 “‘Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem’” (Lucas 4,36).

Estamos contemplando o poder da Palavra de Jesus; na verdade, Jesus é a Palavra viva e encarnada, a Palavra eterna do Pai. A Palavra de Deus tem poder e autoridade, e como devemos nos render à Palavra de Jesus, porque passamos por tantas situações inquietantes da vida que perturbam a nossa própria existência.

Quem é que pode acalmar os demônios que nos atormentam, as inquietações que fervem dentro do nosso ser? A Palavra de Jesus tem poder, e a Palavra d’Ele que é Ele, mesmo agindo, expulsa os espíritos impuros.

Esse homem que estava na sinagoga possuído por um espírito impuro viu que os espíritos impuros começaram a gritar quando viram Jesus, e eles mesmo disseram: “Você veio para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Filho de Deus, o Santo de Deus”, e Jesus ameaçando-os disse: “Cala-te e sai dele”.

Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida

A Palavra de Deus quer expulsar da nossa vida todos os espíritos impuros que estão gritando dentro de nós. E não são poucos, tem muito medo, rancor, ira, ressentimentos, mágoas, decepções e inquietações que estão gritando dentro de nós; as nossas vaidades que nos perturbam a cada dia, as maldades que entram em nós e, muitas vezes, não as percebemos. 

Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida e a nossa existência. Precisamos nos render ao poder de Jesus, ao poder da Palavra de Deus, porque a Palavra d’Ele não só cria, como fez lá no princípio criando todas as coisas, como cria um coração novo, um espírito novo dentro do nosso ser, mas a Palavra d’Ele expulsa o que é mau.

O mal foge, teme e não resiste à Palavra do Senhor nosso Deus. Por isso, é uma provocação e um questionamento a nossa vida: Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa no nosso coração? Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa em nosso ser?

Se os demônios temem, tremem e fogem da Palavra de Deus, não podemos fugir dela, temos que nos refugiar nela, encher-nos dela e nos colocarmos na sentinela da Palavra, para que ela esteja em nós, esteja nos nossos pensamentos e nos nossos sentimentos. Que a Palavra de Deus esteja no nosso coração a todo momento para que nenhum tormento tome conta da nossa alma. A Palavra de Jesus é poderosa, e a ela queremos nos render.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.