Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 26,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 117)

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos do mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Coloquemos em prática a Palavra do Senhor

A lógica do Reino dos Céus é esforçar-se para colocar em prática tudo aquilo que ouvimos do Senhor

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mateus 7,24).

Deus quer que construamos nossa casa sobre a rocha, bem alicerçada, porque, durante nossa vida, na longa estrada da nossa existência, os ventos, as chuvas, as enchentes, o céu e a terra vêm contra a nossa casa, contra nossa própria vida.

O que é necessário? Estar bem edificado, ter uma rocha firme na qual possamos colocar nossa vida, para que ela resista a todas as turbulências que enfrentamos. Por isso, Deus está dizendo a mim e a você: “Nem todo aquele que diz ‘Senhor! Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas todo aquele que invoca e fala em nome de Deus” (cf. Mateus 7,21), porque as palavras vazias caem no seu sentido e no seu significado quando não são praticadas.

A lógica do Reino dos Céus não é primeiro falar, mas se esforçar para colocar em prática tudo aquilo que ouvimos do Senhor.

Escutamos, desde pequenos, a mamãe nos falar: “Meu filho, tenha juízo! Seja ajuizado!”. Deus deseja que também tenhamos juízo, porque se não o tivermos, somos pessoas descabeçadas, vivemos batendo a cabeça para lá e para cá. Chega uma hora que a cabeça e o corpo se arrebentam, justamente por não termos direção nem juízo na vida.

A Palavra de Deus vem em nosso socorro, em nosso auxílio, ela é o livro que nos ajuda a viver! A Palavra de Deus vem ao nosso encontro para dar o sentido, a orientação e a direção que nossa vida deve seguir.

Para que isso aconteça, é preciso que não só escutemos a Palavra, mas que a observemos e coloquemos em prática, que façamos dela o nosso jeito de viver, e que esse jeito seja guiado, conduzido, direcionado e iluminado pela Palavra do Senhor Nosso Deus!

Muitas pessoas têm batido a cabeça, perdido o sentido, a luz e a direção da vida, mas a Palavra de Deus vem justamente para nos ensinar a viver.

Esse tempo da graça que Deus nos dá, que é o tempo do Advento, não é simplesmente a preparação para um Natal que vai ser cheio de luz, flores, festas e presentes. Mas o grande presente que eu e você podemos dar a nós e ao mundo que nos cerca, é vivermos a nossa vida de acordo com a Palavra do Senhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.