Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 2,22-28)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.

27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 97)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Jo 1,19-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É preciso conhecer Jesus

 “João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias’” (João 1,26-27).

As pessoas ficavam encantadas com João Batista, com a pregação e a firmeza de João, e as pessoas queriam acorrer a ele, mas Jesus já estava no meio deles, agindo, trabalhando e anunciando o Reino no meio do povo. Então, por isso as pessoas foram até João para perguntar se ele era o Messias ou quem era o Messias.

É claro que João disse de forma clara: “Eu não sou o Messias. Sou apenas aquele que prepara o caminho do Senhor. Sou uma voz gritando no deserto, apontando onde está o caminho e a direção, mas vocês precisam conhecer aquele que está no meio de vós”. O que João está dizendo para os seus discípulos e ao povo também está nos dizendo: precisamos conhecer Jesus, saber quem Ele é; precisamos ir ao encontro de Jesus, porque Ele é nosso Senhor e Salvador.

É preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo

Às vezes, participamos das coisas de Deus, fazemos parte da Igreja, mas não conhecemos Jesus, não nos aproximamos d’Ele com toda a graça que Ele veio nos trazer. Tenho pedido a Deus como propósito de vida, inclusive para este ano que está começando, a graça de conhecer cada vez mais Jesus, conhecer de fato a Sua Palavra, conhecer a verdade que Ele trouxe, e uma vez conhecendo Jesus, amá-Lo mais ainda.

Nós só amamos aquilo que conhecemos de fato, ou senão não amamos com a intensidade na qual deveríamos amar. Portanto, permitamo-nos ter a graça de conhecer Jesus. Para conhecê-Lo é preciso ir ao Seu encontro, para conhecê-Lo é preciso colocar-se no encalço de Jesus, para conhecê-Lo é preciso cada vez mais refletir, meditar e, eu digo mais, escutar Jesus, porque no meio daquele povo muitos O viram, mas não O escutaram.

Temos muita dificuldade para escutar, porque vivemos em meio a tantas ocupações, barulhos, vivemos no mundo cheio de ruídos e, às vezes, não escutamos o essencial. Por isso, é João que está nos dizendo: é preciso conhecer Jesus, porque é Ele quem nos batiza no poder do Espírito Santo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.