Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 15,1-6)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, chegaram alguns da Judéia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

3Depois de terem sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.

4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 121)

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho (Jo 15,1-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=u5SG5hkPKPg

Produzimos frutos quando permanecemos em Jesus

Quando estamos em comunhão com Jesus, Ele mesmo nos limpa para que possamos produzir mais frutos

“Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda” (João 15,12).

O ramo que está enxertado na videira produz frutos, mas o ramo que não está enxertado não produz frutos nem serve para nada. Na verdade, ele não está mais ligado, não está mais na comunhão nem na sintonia do coração e da videira no qual ele deve estar ligado.

Não podemos perder a comunhão e a sintonia com o coração de Jesus, porque Ele cuida de nós, revitaliza-nos e nos conduz. Precisamos nos deixar conduzir por Jesus, sermos iluminados por Ele. Precisamos permanecer em Cristo, não tirar d’Ele nosso olhar em hipótese nenhuma.

Quando passamos por aflições, quando os problemas crescem, as dificuldades aumentam, os tormentos batem à nossa porta e nos desligamos do Senhor, que cuida de nós para cuidarmos dos nossos problemas.

Temos de cuidar de todas as situações da nossa vida sem jamais perder a sintonia com Jesus; pelo contrário, tem de crescer a nossa comunhão com Ele. Precisamos da graça de Deus, precisamos do Seu amor, precisamos estar ligados a Jesus.

Vivemos na era da conexão, todo mundo está conectado às redes sociais, aos Smartphones, computadores e, às vezes, essas coisas todas nos tiram da sintonia, da conexão única e essencial da nossa vida, que é a comunhão, a comunicação e a sintonia com Jesus, nosso Senhor.

Quando estamos em comunhão com Jesus, Ele mesmo nos limpa para que possamos produzir mais frutos. o Senhor nos purifica. Por isso, não tenhamos medo de ser lavados, purificados, renovados na presença do Senhor. Quando não somos purificados, quando as nossas intenções não são lavadas diante do coração misericordioso de Jesus, corremos sérios riscos de não produzir frutos.

Para que os frutos cresçam em nós, é preciso permanecer em Jesus sem jamais sair d’Ele e permitir que Ele nos pode, purifique-nos e renove-nos a cada da.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.