Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 6,8-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de  Libertos, junto com cirenenses e ale­xandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.

10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moi­sés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Siné­drio.

13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.

15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118,23-30)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Evangelho (Jo 6,22-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus quer nos conduzir para o coração do Pai

Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. Quando o encontraram, do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”. (Jo 6,24-25)

Existe uma busca por Jesus, uma procura, embora muitos não saibam o que estão buscando, embora muitos troquem o nome d’Ele por outras realidades, muitos O confundem ou busquem por Ele em lugares errados. Mas existe essa busca, e realmente essa multidão expressa o desejo do coração de cada ser humano por Deus, a busca por Ele, essa inquietude do coração do ser humano. Porque as multidões querem estar com Jesus, querem vê-Lo, aproximar-se d’Ele. Eu e você também buscamos o Senhor. Muitas vezes, nós também buscamos Jesus de uma maneira errada, de uma forma inconsciente, até mesmo ignorante. Mas o Senhor, na Sua bondade e misericórdia, Ele se deixa encontrar, Ele permite que nós nos aproximemos d’Ele.

Dentro do nosso coração e da nossa alma, existe aquele grito de socorro, aquela necessidade de encontrar o Senhor

Por isso o grito escondido por Jesus, muitas vezes, em outras realidades. Quantas pessoas estão procurando Jesus, e acabam buscando por Ele nas práticas orientais, através dos gurus, no esoterismo. Mas é porque, lá dentro do coração e da alma, existe aquele grito de socorro, aquela necessidade de encontrar o Senhor. O perigo é que, muitas vezes, é mais fácil esconder Jesus atrás de uma entidade, atrás de alguns fenômenos, porque assim, eu posso continuar a minha vida errada, porque Jesus “não vai me pedir nada”. Posso continuar bebendo, posso continuar me drogando, traindo a minha esposa, vivendo no adultério, fazendo coisas erradas; e muitas vezes vou continuando a vida, mas não encontro aquele Jesus que exige de mim uma mudança de vida, uma conversão sincera. Eu imagino que, praticando todas essas coisas erradas, depois, basta acender uma vela para o Senhor e “está tudo bem”. Não é assim!

A luz de Cristo brilhou na nossa vida justamente para nos trazer de volta. O amor de Jesus nos seduziu justamente para que nós ficássemos do lado d’Ele para sempre. Nós precisamos estar perto d’Ele para sempre. Por isso, a busca por Jesus tem a necessidade de uma direção.

Veja, essa multidão estava perdida, não sabia onde encontrar o Senhor. Os discípulos, pouco a pouco, foram educando essas pessoas para que elas encontrassem Jesus. Aqui, entra o nosso papel, porque nos também precisamos direcionar as pessoas para que elas encontrem Jesus, vivam a experiência com Ele e possam ter as suas vidas transformadas.

Nós precisamos ajudar as pessoas a entender que a vida com Jesus não é um bem-estar para nossa vida, pois estar com Ele não é só isso. Ele é uma forma de vida, um estilo de vida, um jeito de se comportar, de se colocar no mundo. Jesus Cristo é exigente, a vida de Jesus é exigente, porque Ele quer nos conduzir para o coração do Pai. Jesus não nos quer para as coisas da terra, não nos quer para as coisas de baixo. Ele nos quer para as coisas do alto, e para o alto exige subida, exige esforço, exige sacrifício, renúncia e conversão.

Busquemos o Senhor, de todo o nosso coração, e O encontremos definitivamente.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.