Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 2,10b-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.

14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório(Sl 144)

— É justo o Senhor em seus caminhos.

— É justo o Senhor em seus caminhos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho(Lc 4,31-37)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Expulse o maligno de sua vida com a autoridade do Espírito Santo

Precisamos agir com o poder e a autoridade do Espírito Santo de Deus para que os espíritos malignos não ajam em nossa vida, não ajam em nossa casa, em nossa família.

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem” (Lucas 4, 36).

Nós estamos contemplando a ação do Espírito Santo na vida de Jesus. Assim como o Espírito Santo concede a Jesus a autoridade para ensinar e para proclamar a Palavra, o mesmo Espírito concede a Nosso Senhor a autoridade sobre os espíritos impuros, malignos. Ele toma posse dessa realidade e com poder e autoridade expulsa os espíritos do mal.

Quero dizer hoje uma coisa ao fundo do seu coração: eu e você precisamos tomar posse disso, precisamos respeitar a autoridade do Espírito Santo de Deus em nossa vida! Sim, o mesmo Espírito, que agia em Jesus, age também em nós. Precisamos agir com o poder e a autoridade d’Ele para que os espíritos impuros, para que os espíritos malignos não ajam em nossa vida, não ajam em nossa casa, em nossa família e não tomem conta do nosso lar.

Quando falamos dos espíritos impuros, nos referimos a todas as imundícies que o mal provoca no meio de nós, a todos aqueles sentimentos negativos e a todos os espíritos de acusação, de maledicência, de mentira, de fofoca, de intriga, de acusação, de nos colocarmos uns contra os outros. Referimo-nos a todos aqueles espíritos de gritaria, de discussão, de desentendimento, quando dentro da casa ninguém consegue se comunicar com ninguém e quando se comunicam – me desculpem a expressão – parece um inferno, porque é um bate-boca, um falando contra o outro, um jogando acusação contra o outro.

Na verdade, é assim que os espíritos impuros, que estão nos ares, agem no meio de nós, para que espalhemos acusações uns contra os outros; colocando irmão contra irmão; marido contra mulher; os filhos contra os pais; os pais contra os filhos.

Quantas discussões tolas, sem fundamentos, quantas brigas desnecessárias! Uma coisa é não nos entendermos, é termos pensamentos diferentes e ficarmos indignados com aquilo com qual não concordamos e não achamos correto. Outra coisa é a maledicência, é a acusação contra os outros; outra coisa muito perigosa é toda e qualquer gritaria.

Na autoridade de Jesus, tire a gritaria da sua vida, expulse esse espírito de acusação da sua casa, da sua família e do seu casamento! Humanamente, eu e você não podemos fazer isso. É no poder e na autoridade do Espírito de Deus que nós precisamos expulsar os espíritos que não são de Deus!

Que o bom Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.