Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 2,36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho (Jo 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=EYSX3xr2j_g

Jesus Cristo ressuscita a nossa vida

Quando nos encontramos com Jesus, Ele ressuscita a nossa vida e se torna o grande amor da nossa existência

“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).

Maria Madalena era a discípula amada. A vida dela, o que ela viveu, os amores que ela teve na vida, ficaram para trás porque Jesus tornou-se o grande amor da sua vida. Por isso, ela foi ao encontro d’Ele, com todo amor do seu coração. Maria é a discípula que não deixou o medo falar mais alto do que o seu amor e a sua fé.

Temos, muitas vezes, amor por Jesus e não é pouco. Entretanto, o nosso amor se mistura com os nossos medos, com as nossas confusões, inquietações, preocupações e frustrações. Maria Madalena teve tudo isso, mas o sentimento que norteou o seu coração foi o amor profundo ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Alguns, por não conhecerem o amor de Deus da sua forma mais sublime, querem até confundir esse amor de Madalena, querem colocar no coração dela sentimentos que ela não teve. Os sentimentos de Madalena foram os sentimentos de uma mulher que apaixonou-se pelo Evangelho e teve a vida transformada por Ele. Madalena foi uma testemunha digna, fiel e amada; ela teve olhos e coração para ouvir o Ressuscitado falar ao seu coração, por isso ela foi testemunha.

Testemunha é quem vê e experimenta e, Maria Madalena, experimentou o Ressuscitado, ainda quando não tinha morrido, e depois, Ele se manifestou a ela e plenificou tudo aquilo que ela havia experimentado na sua vida.

Permitamos nos encontrar, de fato, com Jesus, permitamos que Ele ressuscite a nossa vida, ressuscite e inflame o nosso coração para que, também, sejamos apaixonados por Ele, para que possamos proclamar que Jesus está vivo.

Maria viu, acreditou e foi contar, testemunhar que Jesus estava vivo. Não anunciamos que Jesus está vivo, paramos nas decepções, nas dificuldades, nas coisas que estão negativas porque, muitas vezes, a nossa experiência com o Ressuscitado não é uma experiência que transforma o nosso coração e os nossos afetos.

Quando nos encontramos com Jesus, Ele ressuscita a nossa vida e se torna o grande amor da nossa existência.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.