Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 15,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Jo 14,6-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Vivamos o nosso apostolado em nome de Jesus

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai” (João 14,6-7).

Hoje, celebramos a festa de dois apóstolos, dois seguidores de Jesus: Filipe e Tiago Menor, porque há outro Tiago também discípulo de Jesus. Filipe é aquele que se aproxima de Jesus para pedir que Ele mostre o Pai, mostre a todos o Pai, porque ele queria conhecê-Lo. É para Filipe que Jesus responde: “Quem me vê, vê o Pai”.

Não pensemos que estamos caminhando na direção errada, pois o caminho que nos conduz ao coração do Pai tem nome, e chama-se Jesus. A verdade que o Pai tem para nos dar, a verdade eterna do Pai chama-se Jesus. A vida que o Pai nos dá, a vida eterna que nos salva, chama-se Jesus. Por isso, quem quer ver o Pai como Filipe está clamando, precisa ver Jesus, encontrar-se com Ele.

Só quem leva a vida em nome de Jesus é capaz de morrer também por amor a Ele

Os discípulos que celebramos hoje foram os primeiros convidados a gozar da comunhão com o Pai na pessoa de Jesus. Assim como eles, nós, muitas vezes, também andamos com Jesus, mas sem ter a consciência, sem acordar para essa verdade: o Pai está no meio de nós, o Pai está nos amando, está cuidando e nos conduzindo pela estrada do Seu coração.

O Pai nos conduz pelas mãos e pelo coração de Jesus, e por isso precisamos permanecer n’Ele para que o amor de Deus esteja em nós. Precisamos ser apóstolos no nome de Jesus, precisamos empreender e levar o nome d’Ele aos corações, porque não há salvação para o mundo em que estamos, para as nossas casas, para as nossas famílias nem para a nossa própria vida, a não ser no nome de Jesus. Proclamemos, mais do que nunca, o santo e poderoso nome de Jesus.

Tanto Filipe como Tiago, os dois apóstolos que celebramos hoje, morreram dando a vida em nome de Jesus, testemunhando o amor que receberam. Foi esse amor que inflamou o coração deles. Ainda que, no primeiro momento, estivessem tímidos e não tivessem consciência, uma vez que se embriagaram do Espírito, uma vez que foram testemunhas da Ressurreição e foram tomamos pela Palavra de Jesus, não excitaram de proclamar, anunciar e levar a vida em nome de Jesus.

Só quem leva a vida em nome de Jesus é capaz de morrer também por amor a Ele. Que a nossa vida, o nosso apostolado seja realizado no poderoso nome de Jesus. Com Ele queremos viver, com Jesus e por Ele queremos também morrer.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.