Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 2,19-22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho (Jo 20,24-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Alimentados pela fé, alcançamos o céu

Alimentados pela fé, alcançamos o céu. O lugar de alimentarmos nossas dúvidas e questionamentos é no coração de Jesus, Ele é a resposta e o sustento da nossa fé!

“Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (João 20, 29).

Nós temos hoje a graça de celebrar a festa do apóstolo São Tomé. Para alguns, São Tomé é o apóstolo da incredulidade devido à sua falta de confiança e fé, pois, por não ter visto Jesus ressuscitado, ele exige uma prova de fé: tocar no Senhor para que pudesse ver e acreditar [na ressurreição do Senhor].

Tomé é, para nós, o apóstolo que talvez melhor configure o cristão dos dias de hoje, porque ele tem muito ânimo, muita disposição e é ele quem diz no Evangelho de São João, capítulo 11, versículo 16: “Vamos também nós, para morrermos com ele”. A disposição dele é de dar a vida por Jesus, de morrer junto com o Senhor e, quando não sabe algo, questiona. E porque Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 6) é como se Tomé Lhe perguntasse: “Mostra-nos o caminho, Senhor! Que caminho é este?“.

Nós que, muitas vezes, escutamos a Palavra do Senhor e a achamos bela, profunda e verdadeira, também perguntamos: “Como? Quando? De que maneira?”. E Tomé não teve medo, não teve nenhuma hesitação em perguntar e questionar.

Sabem, meus irmãos, nós nem sempre temos respostas para tudo, nós nem sempre encontramos soluções para tudo em nossa vida. E, muitas vezes, paramos em respostas e em soluções superficiais para poder satisfazer o nosso ego e a nossa racionalidade. E, frequentemente, temos medo das questões.

Isso não significa que devamos ser  pessoas que duvidam de tudo e desacreditam de tudo; pelo contrário, pela fé, nós sabemos em quem cremos e em quem acreditamos. Quando não sabemos algo, não nos custa nada perguntar isso a quem pode nos ajudar. Quando temos dúvidas e receios, nós não nos tornamos menos de Deus ou menos fervorosos na fé por não termos convicção disso ou daquilo. O importante é que nos alimentemos e nos enchamos da verdade da fé aos pés d’Aquele que pode nos preencher e alimentar a nossa própria fé.

O lugar do discípulo de Jesus é aos pés do Seu Mestre. O lugar dos apóstolos de Jesus é junto à Palavra de Deus, para com ela crescer, se alimentar e se saciar. O lugar de alimentarmos nossas dúvidas e questionamentos é no coração de Jesus, Ele é a nossa resposta, ainda que, muitas vezes, não seja a resposta racional que queremos, mas é o sustento da fé com a qual nós cremos e acreditamos!

Nós não vamos ver com os olhos da carne as realidades profundas da vida no Espírito, da vida em Deus. A fé é maior do que os olhos da carne quando a [fé] alimentamos, por meio dela vamos longe e tocamos em graças incontáveis. Podemos até desanimar, nos cansar, mas se alimentamos nossa fé, nós vamos bem longe! E o mais longe que ela pode nos levar é o céu – o lugar da morada dos justos – daqueles que creem em Deus e têm n’Ele o sentido de sua vida!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.