Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 26,1-9)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras.

4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”.

7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?’” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 68)

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe.

— Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!

Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Permitamos que Deus realize milagres em nossa vida

Veremos muitos milagres acontecerem na nossa vida quando deixarmos a fé transpor as coisas duras que nos mantêm fechados à graça de Deus

“E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mateus 13,58).

Jesus está se referindo a sua própria cidade, Nazaré, pois Ele não pôde fazer muitos sinais e milagres nela. A fé é o grande milagre da vida, é a fé de acreditar em Deus e de colocar n’Ele toda a nossa confiança e esperança.

Talvez você tenha entendido que fé é apenas acreditar em Deus. É quase difícil encontrar pessoas que não creem em Deus, até os demônios creem e sabem que Ele existe e como Ele pode agir. Não é a essa fé que estamos nos referindo, mas sim a uma muito mais profunda, de adesão e coerência, onde depositamos a nossa vida nas mãos do Senhor e deixamos que Ele cuide de nós, porque os milagres começam a acontecer.

Quando colocamos a nossa fé em Deus, Ele mesmo age em nós e realiza aquilo que precisa fazer na nossa vida: a transformação interior, a conversão de vida, de coração e mentalidade. É mais fácil fazer um coxo andar do que fazer uma pessoa com a mente fechada mudar de ideia.

O milagre começa na cabeça, é conversão, é metanoia, é mudar a mentalidade. O grande milagre de Jesus é anunciar o Reino de Deus, e esse Reino tem de entrar na cabeça e no coração das pessoas que se abrem. Na cidade de Jesus, muitos não se abriram, simplesmente olharam para Ele a partir de um ponto de vista humano, e considerando que Ele era da cidade, não deram a importância devida a Jesus. 

Aqueles corações não se abriram, aquelas mentes não se converteram, e quando a mente não se converte e o coração não se abre, não há milagre. Deixe Deus realizar, hoje, o milagre na sua vida.

O grande milagre é mudar as coisas que estão na cabeça, colocamos uma coisa na cabeça e não queremos tirar. Quando colocamos na cabeça que não gostamos de alguém e não queremos gostar daquela pessoa, você não abre mão desse sentimento, aquilo que está dentro de você é uma pedra que ninguém consegue arrancar. Deixe Deus fazer um milagre, deixe Ele arrancar tantas pedras que você colocou dentro do seu coração e que o mantém fechado e arredio à graça. Veremos muitos milagres acontecerem na nossa vida quando deixarmos a fé transpor montanhas, pedras e as coisas duras que nos mantêm fechados em nós e não abertos à graça de Deus.

Permitamos que o Senhor realize um milagre na vida de cada um de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.