Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 31,1-7)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1“Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo”. 2Isto diz o Senhor: “Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso”.

3O Senhor apareceu-me de longe: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher.

6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus’. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Jr 31,10-13)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Mt 15,21-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.

24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Humilhe-se na presença do Senhor

 “Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!’ E, desde aquele momento, sua filha ficou curada” (Mateus 15,28).

Meus irmãos, deparamo-nos com este Evangelho, em que uma pagã, uma cananeia foi ao encontro de Nosso Senhor e pediu pela sua filha. Os cananeus faziam parte — quem não era da raça eleita, era pagão, era pagã —, então, essa mulher era uma pagã, mas acreditou no Senhor, foi ao encontro do Senhor e pediu pela sua filha, pediu com fé. E Nosso Senhor, mesmo dizendo a ela que Ele tinha vindo para os filhos de Israel, que não ficava bem tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos, aquela mulher deu uma resposta que tocou e comoveu o coração de Jesus: “Mas Jesus, pelo menos os cachorrinhos comem as migalhas!”. E, com aquela resposta, Jesus concedeu a graça àquela mulher.

Meus irmãos, na nossa caminhada de fé, também nos sentimos assim: excluídos. Os pagãos eram excluídos. Mas, mesmo assim, aquela mulher foi ao encontro do Senhor. Então, o primeiro passo que podemos dar: vamos ao encontro do Senhor.

Aquela mulher teve fé no Senhor, pediu a Ele. Já não bastava pedir, Nosso Senhor deu uma resposta, Jesus ignorou aquela mulher — diz aqui a Palavra —, mas ela insistiu. Olha só, quantos passos nós precisamos dar: ir ao encontro do Senhor; pedir ao Senhor; insistir. Ela foi humilhada, Jesus chamou ela de um animal, de uma cadela, mas, mesmo assim, ela insistiu: “Mas, Senhor, pelo menos as migalhas”.

Jesus também se humilha e vem ao encontro da sua humildade

Meu irmão e minha irmã, quantas vezes, na nossa caminhada, desistimos! “Ah, porque eu sou inferior”, “Porque não sou bem visto”, “Ah, não vou não, porque senão…”. E aquela mania de ser coitado, coitada, de vitimismo. Não seja e não se entregue ao vitimismo, mas se entregue a Deus, confie n’Ele!

Aquela mulher foi ao encontro do Senhor, aquela mulher pediu ao Senhor, aquela mulher insistiu, aquela mulher foi humilhada, mas ela alcançou a graça, por causa da sua fé, por causa da sua insistência.

Meu irmão e minha irmã, não desista! Não desista de caminhar com Deus, não desista de apresentar os seus pedidos a Nosso Senhor. Seja insistente! Ainda que você seja humilhado, como Nosso Senhor nos ensina? Os humilhados serão… Isso mesmo! Serão exaltados.

Humilhe-se na presença do Senhor. Nosso Senhor concedeu a graça àquela mulher. Será que, hoje, podemos “dobrar” o coração de Deus com os nossos pedidos, com a nossa humildade? Sim! Nosso Senhor não se aguenta, se assim posso dizer, com aqueles que se humilham na Sua presença. Se a pessoa se humilha na presença d’Ele, Ele também se humilha e vem ao encontro da sua humildade, da minha humildade. Humilhemo-nos na presença do Senhor!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.