Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Jó 9: 1-12, 14-16)

1 Jó tomou a palavra e disse: 2 Bem, eu sei, na verdade, que é assim: como diante de Deus pode um homem ser justo? 
3 Quem procura litigar com ele, não lhe responderá uma vez em mil. 4 Entre os mais sábios, entre os mais fortes, que o confrontaram e saíram bem libertos? 5 Ele move as montanhas sem que elas percebam, e as sacode em sua fúria. 6 Sacode a terra do seu lugar, e os seus pilares se agitam. 7 Para o seu veto, o sol não se levanta e põe um selo nas estrelas. 8 Ele apenas desdobrou os céus e pisoteou as costas do Mar. 9 Ele fez o Urso e Orion, os Cabrillas e as Câmaras do Sul. 10Ele é o autor de grandes obras, insondáveis, de maravilhas sem número. 
11 Se ele passa por mim, eu não o vejo, se ele escorrega, eu não o aviso. 12 Se ele ataca algo, quem o impedirá? Quem dirá a ele: "O que você está fazendo?" 14 Quanto menos eu posso me defender e procurar razões na frente dele! 
15 Mesmo se eu estivesse certo, não encontraria uma resposta, meu juiz teria que pleitear! 16 E mesmo se eu ligar e responder, ainda não acho que você vai ouvir minha voz.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 9: 57-62)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas. 

- Glória a você, Senhor.

57 Enquanto caminhavam, um lhe dizia: "Eu te seguirei para onde quer que vás". 58 Disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos; . Mas o Filho do homem não tem onde a "repousar a cabeça 59 . Outro disse:". Siga-me "disse ele," Deixe-me ir primeiro enterrar meu pai " 60 Ele disse:" Deixe que os mortos enterrem seus mortos; você vai anunciar o Reino de Deus. " 61 Outro lhe disse:" Eu te seguirei, Senhor; mas deixe-me primeiro dizer adeus aos que estão na minha casa. " 62 Jesus disse-lhe:" Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é adequado para o Reino de Deus. "

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Seguir Jesus é uma condição de amor

Para seguir Jesus é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade

“Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores’” (Lucas 9,57).

As pessoas pelo caminho desejavam seguir Jesus, e nós, hoje, também desejamos segui-Lo. Jesus deseja que nós O sigamos, que sejamos Seus discípulos, que trilhemos o caminho da salvação, mas O seguir é uma condição de amor. Somente amando muito Jesus, amando-O, de todo o coração, podemos segui-Lo de verdade.

Não dá para seguir Jesus somente gostando d’Ele, não dá para segui-Lo tendo apenas consideração por aquilo que Ele diz ou aquilo que a Sua vida significa. Para seguir Jesus, é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade.

O seguimento de Jesus é o mais amoroso, mas é exigente. De onde vêm as exigências? Elas vêm da nossa própria natureza, que precisa se desprender para segui-Lo. Se estamos presos a nós, às nossas coisas, de fato, não conseguiremos O seguir de todo coração. As desculpas e ocupações serão várias! Precisamos cuidar de muitas coisas, cuidar da nossa casa com responsabilidade, cuidar daquilo que são as nossas tarefas e obrigações na vida. Façamos com que aquilo que realizamos seja feito como sinal e entrega a Jesus de toda nossa vida.

Seja você pai e mãe, seja você jovem chamado para o seguimento mais radical de Jesus, saiba que, para segui-Lo, em qualquer situação, é preciso ter desapego. Quem é apegado a si e às suas coisas, quem é apegado às pessoas e ao que tem não consegue seguir Jesus, pois se prende às coisas pequenas e mínimas da vida. Mas as coisas passam, as pessoas também, e só fica aquilo que amamos com o coração desprendido. Até as pessoas precisamos amar – os pais amarem seus filhos, o esposo amar a sua esposa e assim por diante –, com um amor intenso, mas desprendido, porque, se não for desprendido, o coração sofre muitas penúrias.

Para seguir Jesus é preciso ter determinação. Não podem colocar a mão no arado, e, quando aparecem problemas e dificuldades, dizermos: “Eu deixo os meus compromissos com o Senhor, e quando der, eu volto”. Para seguir Jesus é preciso ser determinado, é preciso colocar as duas mãos no arado e não ficar olhando para trás.

Para seguir Jesus é necessário perseverar, e a perseverança é a qualidade dos fortes, para aqueles que têm fortaleza de alma, porque começar é fácil, mas seguir e prosseguir até o fim é só com determinação no coração de amar Jesus com toda a vida. Sigamos os passos do Senhor, porque somente Ele tem palavras de vida eterna para todos nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.