Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 11,1-10)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)
— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.

— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres!

— Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Seja bendito o seu nome para sempre, e que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Lc 10,21-24)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Espírito de Jesus conduz a nossa vida

 “Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre Ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor, encontra ele seu prazer” (Is 11, 1-3).

Isaías está profetizando a respeito de Jesus: “Sobre esse tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre Ele repousará o Espírito do Senhor”. A graça é contemplar esse Espírito do Senhor em Jesus, porque, esse menino que nos é dado, que nasce para ser o nosso salvador, repousa sobre Ele a graça que traz sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, piedade e todos os dons divinos que operam a salvação e a restauração da humanidade.

Jesus, como o ungido do Pai, sobre Ele repousa a graça e, a graça que está n’Ele, se espalha sobre todos nós.

Precisamos nos aproximar de Jesus, nos unir a Jesus para que Ele esteja em nós e sejamos a comunicação da graça d’Ele para o mundo. Precisamos que o Espírito de Jesus esteja em nós para nos dar os dons que tanto precisamos, para sermos salvos e salvarmos os nossos; salvarmos nossa casa, nossa família e o mundo em que estamos.

O mundo tem sede de sabedoria, mas não basta a sabedoria humana, é a sabedoria divina que nos encaminha e nos salva. O mundo se dirige pela ciência, mas não basta a ciência humana. Precisamos da ciência divina que penetra todas as coisas e nos dá o sentido mais profundo da alma.

Precisamos que o Espírito de Jesus esteja em nós para nos dar os dons que tanto precisamos

O mundo exalta os fortes, mas não é a fortaleza dos músculos humanos, é a fortaleza da alma, do Espírito, do coração que nos dá a resiliência diante de tantas fraquezas e deficiências no mundo em que estamos.

É o Espírito de Jesus que nos dá o conselho, mas não é o conselho de aconselhar apenas aqui ou acolá. É o conselho de nos dirigir, nos orientar, de nos governar, de nos apontar o caminho.

É o Espírito Santo que nos dá o verdadeiro temor que não se confunde com temores do mundo, com os medos que muitos penetram em nossa alma, em nosso coração. Aqui é o temor do amor a Deus acima de todas as coisas; é o temor do respeito para com Deus; para com aquilo que é sagrado e para com a confiança que devemos depositar n’Ele porque é Ele quem nos salva.
Coloquemos no Senhor a nossa confiança porque é Ele quem nos salva. Esse menino que nós adoramos e contemplamos, é o nosso Salvador. Que o Espírito, que repousa sobre Ele, possa nos conduzir a cada dia da nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.