Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 18,18-20)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.

19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

— Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.

— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!

Evangelho (Mt 20,17-28)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ser grande é servir a todos

Ser grande é servir a todos. Aquilo que o levanta não pode ser aquilo que derruba e faz o outro se tornar pior. 

“Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (João 8, 26-27).

A mãe dos filhos de Zebedeu, mãe de Tiago e de João, se aproximou de Jesus para fazer um pedido a Ele. Ela queria que os filhos se sentassem um à direita e outro à esquerda do Senhor quando Ele viesse em Sua glória. Esse era o mesmo desejo que estava no coração deles. Em outra narração desse mesmo Evangelho, eles mesmos se aproximam de Jesus e Lhe dizem: “Senhor, queremos um lugar à tua direita e outro à tua esquerda”. Sabe, aquela mãe orgulhosa dos seus filhos, ela quer sempre o lugar melhor e o destaque para eles. Muitas vezes, até sobrepõe seus filhos aos demais filhos.

Eu já escutei em tantas conversas de roda aquelas mães que gostam só de contar vantagens sobre os filhos. Quando falo mãe, falo dos pais também, muitas vezes, até envergonhando o filho do vizinho e o filho de quem a escuta, porque o filho dela é sempre bom, sempre tem vantagens.

Algumas vezes, eu vejo que essas conversas são rodeadas de um certo exagero ou de um desejo, sempre pretensioso, de que seus filhos sejam os melhores. É óbvio que pai e mãe querem sempre o melhor para os filhos, querem que eles cheguem longe, querem que sejam melhores do que eles mesmos. Não há nenhum mal nisso, não há nenhum mal nesse desejo de querer o melhor para seus filhos, que eles possam estudar numa boa escola, que eles tenham condição de fazer um curso superior e de ter uma formação. Desde que tudo o que você desejar para si e para os seus nunca seja para sobressair aos outros, para parecer-se melhor e ser motivo de orgulho.

Aquilo que o levanta não pode ser aquilo que derruba os outros, aquilo que o faz melhor não pode ser aquilo que faz o outro se tornar pior. Aquilo que o engrandece não pode ser aquilo que derruba o outro.

Hoje, Jesus  responde, com ternura de coração, aquele desejo pretensioso daquela mãe ao afirmar que, no Reino de Deus, essa não é a lógica. Se alguém quer se tornar grande, importante e estar acima dos outros, que se torne um servidor, que se torne servo, seja aquele que ajuda a todos.

Bom demais ver aquele que consegue chegar bem aonde queria na vida, tornou-se um médico, tornou-se um profissional gabaritado, tornou-se alguém que tem uma função de importância.

Mas, do que vale tudo isso, se o que você conseguiu para si ou para os seus não o fez mais servidor, mais irmão, mais fraterno, não o faz compartilhar o que você tem e pode com os outros? Se você quiser entrar na dinâmica do Reino de Deus, saiba que ela não é como a lógica deste mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.