Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,1b-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 65)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

Evangelho (Jo 6,35-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Qual é a vontade de Deus para a sua vida?

 “Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Esta é a vontade d’Aquele que me enviou: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e n’Ele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia’” (João 6, 39-40).

Qual é a vontade de Deus para mim? Qual é a vontade de Deus para você? Que eu não me perca, que você não se perca, que encontre a verdade, que encontre a Cristo; que você encontre o sentido da sua vida. Em primeiríssimo lugar, você precisa ter consciência disso. É claro que, pouco a pouco, cada um de nós vai se encaminhando na vida, vai descobrindo a sua vocação, a sua realidade específica, o seu modo de glorificar a Deus — sendo padre, sendo casado, sendo consagrado, vivendo a realidade do mundo do trabalho, sendo fermento no meio do mundo com as pessoas —, cada um vai descobrindo o seu lugar. Mas, hoje, o Evangelho quer nos revelar essa vontade primeira, a vontade de Deus primeira para todos nós: que ninguém se perca; que ninguém fique desorientado na vida, que ninguém perca o sentido de viver, que nenhum de nós perca a vontade de dar a sua vida por amor às pessoas.

O Evangelho quer nos revelar a vontade primeira para todos nós: que ninguém se perca

Jesus veio para que todos nós nos reencontrássemos, porque, realmente, de fato, nós estávamos perdidos. Por causa da experiência de Adão e Eva, nossos primeiros pais, nós ficamos desorientados porque nos afastamos de Deus, porque nós pretendemos a nossa vida de uma forma independente. E, quando nos afastamos de Deus, nos desorientamos; mas quando estamos perto de Deus, mesmo no meio da dúvida, das tribulações, nós sabemos o nosso caminho, o nosso destino.

Mas isso — a missão de Jesus de nos fazer reencontrar — , aciona dentro de nós aquele mecanismo da liberdade, justamente porque Jesus não “força a barra”; Jesus não nos obriga a nada, até para escolher um inferno nós somos livres. É forte essa expressão, porém, até para escolher viver uma situação de inferno entra em jogo a nossa liberdade. Jesus não quer jamais, e Deus não quer jamais, que nós vivamos em situação de inferno ou escolhamos o inferno, mas Ele nos deixa livres.

Eu posso ser livre porque Jesus já me deu uma outra alternativa: o caminho d’Ele, que é me reencontrar. Por isso, eu posso escolher. Porém, é interessante que Jesus, ao fazer isso, se arriscou muito, porque eu e você podemos escolher o contrário, mas é assim: o amor se arrisca. E Jesus se arriscou muito, mas se arriscou para nos dar a segunda possibilidade. A possibilidade de viver perto d’Ele, a possibilidade de estar no seu caminho constantemente, de nos orientar a partir da sua Palavra para que Ele nos ressuscite no dia final.

Justamente é o que está no Evangelho: “Eu o ressuscitarei no último dia”, para que a nossa vida aqui, na terra, possa, depois, ter uma continuidade na vida eterna com o Senhor. Por isso, hoje, Ele precisa encontrar dentro de mim, dentro de você, esse desejo, Ele precisa encontrar dentro de nós essa escolha certa, para que a nossa vida realmente tenha rumo. Jesus não quer que nós percamos o rumo da nossa vida, e sim que nós nos reorientemos a partir da sua Palavra. 

Que, hoje, a Sua graça possa chegar até o seu coração. Oriente a sua vida para Cristo, e Ele levará todos nós de volta para o coração do Pai, na vida eterna. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira   Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.