Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 28,16-20.30-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.

18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.

30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 10)

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho (Jo 21,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus quer expulsar todo o mal do seu coração

 “Naquele tempo, Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: ‘Senhor, quem é que te vai entregar?’. Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: ‘Senhor, o que vai ser deste?’” (João 21,20-21).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, a curiosidade de Pedro — curiosidade essa que, muitas vezes, está presente dentro de mim e de você. Quando olhamos para a figura de Pedro, em alguns momentos, temos alguma repulsa aos seus comportamentos, muitas vezes nos alegramos, espantamo-nos, maravilhamo-nos com alguns comportamentos de Pedro, com as suas falas, mas, na verdade, Pedro está dentro de cada um de nós.

Também trazemos cinquenta por cento dessas realidades: luzes e trevas; perfeição e imperfeição; santidade e pecado. Encontramos, dentro de nós, essas realidades, coisas tão preciosas, coisas lindas e maravilhosas que Deus faz na nossa vida. Mas, muitas vezes, encontramos tantos comportamentos infantis, tantos comportamentos pecaminosos, tanta imaturidade no nosso coração. Mas o Senhor caminha conosco, assim como fez com Pedro.

A Palavra diz que Pedro viu João, e ele foi tentado a colocar os olhos na vida e no destino de João. Pedro foi tentado justamente com aquele mal que, muitas vezes, quer opinar na vida do outro; quer, muitas vezes, dar regras e dizer o que fazer, mas para o outro, não para si mesmo. Aquele mal — digamos assim — que vivemos há muitos anos: o mal de espiar a vida do outro. “É só uma espiadinha, não tem nada de mal”. Enquanto isso, esquece-se da própria vida. “É só uma fofoquinha”, “É só um comentário”, mas isso é tão terrível na nossa vida cristã, na nossa vida moral, porque vamos nos esquecendo das nossas imperfeições e vamos cuidar da vida do outro. Isso é terrível!

Jesus, na força da Sua ternura e do Seu amor, quer converter o meu e o seu coração

Esse mal Jesus quis expulsar do coração de Pedro, tanto é que a sua resposta é: “A ti, o que te importa?”. “A você somente, segue-me”, é o segmento e mais nada. A Pedro só bastava seguir Jesus e não pensar sobre a vida de João. Da vida de João se ocuparia Jesus, mas a vida de Pedro era ele quem tinha que tomar nas mãos, a sua vida e o seu destino.

Aqui temos, mais ou menos como pano de fundo, aquela ferida lá de trás, de Caim e Abel, quando Caim colocou os olhos da inveja na oferta do seu irmão Abel, e esqueceu-se de colocar-se diante de Deus aos olhos d’Ele.

A ferida do ciúme, a ferida da inveja, aquela ferida terrível da comparação, de nos compararmos uns com os outros. Mas qual é a cura para essa ferida? Seguir Jesus, estar perto d’Ele, buscar a santidade, deixar que a graça e a obra de Deus aconteçam, em primeiro lugar, aqui dentro, para que essas sementes do mal plantadas no nosso coração da inveja, do ciúme e da comparação não nos levem a criticar os nossos irmãos, a colocar os olhos sobre a vida dos nossos irmãos e esquecer de nós, a comentários maliciosos contra os nossos irmãos. Hipocrisia falar mal dos nossos irmãos pelas costas.

Usamos uma palavra muito interessante hoje: “detonar”. Detonar a pessoa, como se detona uma bomba, é, justamente, atrapalhar a vida do outro semeando a discórdia. Isso precisa ser expulso dos nosso coração.

Jesus, na força da Sua Palavra, na força da Sua ternura e do Seu amor, quer converter o meu e o seu coração para que nos ocupemos muito mais da nossa própria vida, do nosso caminho, e deixemos que da vida do outro se ocupe Deus, ocupe-se nosso Senhor.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.