Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 2,16.17b-18.21-22)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Evangelho (Mt 9,18-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Você precisa ir ao encontro do Senhor

“Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: ‘Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada’” (Mateus 9,20-21).

Meu irmão e minha irmã, Nosso Senhor Jesus Cristo passou por este mundo fazendo o bem. Diante de várias pessoas, o Senhor se aproximou, conversou, impôs as mãos. E aqui, no episódio de hoje, nós temos o Senhor que se deixa tocar. É claro, Jesus está a caminho para atender o pedido de um pai, um pai que pedia pela sua filha. E como Jesus passa por esse mundo fazendo o bem, Ele não perde tempo. Ele estava a caminho para curar, para visitar uma criança, mas, no caminho, uma mulher que sofria há muito tempo também foi curada por Nosso Senhor.

O Senhor vem ao nosso encontro, mas nós também precisamos ir ao encontro d’Ele. Qual é o passo que, hoje, você precisa dar? Qual é o passo que, hoje, eu preciso dar? Deixar que o Senhor venha — e o Senhor já veio muitas vezes —, mas também ir ao encontro d’Ele.

Somos chamados a ter também uma atitude não passiva, mas ativa diante de Nosso Senhor. Passivamente, é claro, Ele vem até nós, Ele nos abençoa, Ele nos dá as Suas graças, mas o Senhor deseja também que nós façamos um esforço de ir ao encontro d’Ele.

Vamos ao encontro do Senhor, toquemos n’Ele, porque Ele já nos toca pela fé

E aquela mulher que já sofria há tanto tempo, que já havia passado por tantos médicos, poderia ter desistido e poderia ter se acomodado na sua situação, mas ela foi ao encontro do Senhor, ela teve fé: “Se eu pelo menos tocar na orla do Seu manto, eu ficarei curada”. Aquela mulher teve fé.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “A fé é a resposta do homem ao Deus que se revela” (CIC 26). Deus se revelou em Jesus Cristo àquela mulher e ela deu a sua resposta: “Eu vou ao encontro d’Ele”.

Hoje, precisamos também dar a nossa resposta ao Senhor que se revela nas pequenas coisas. Dê a sua resposta, então, a Deus. Vá ao encontro d’Ele, não tenha mais uma atitude passiva, mas ativa. Vá ao encontro de Nosso Senhor! Creia n’Ele, Ele poderá e realizará as maravilhas na sua vida.

Passivamente, mas muito mais, ainda hoje, ativamente, vamos ao encontro do Senhor, toquemos n’Ele, porque Ele já nos toca pela fé. Vamos dar a nossa resposta buscando-O de todo o nosso coração e vivendo a santidade. É a melhor resposta de fé que damos para tocá-Lo.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado   Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.