Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 31,31-34)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.

33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 50)

— Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

— Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Ouça a Homilia

Deposite a sua fé no Senhor

 “Então, Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'” (Mateus 16,15-16).

Meu irmão e minha irmã, hoje, comemoramos São João Maria Vianney. Um santo francês, um santo que deu a sua vida por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, um santo que é padroeiro dos párocos, padroeiro também dos padres. Um santo que consumiu a sua vida, que entregou a sua vida no confessionário, no ensino, no catecismo. Um homem, de fato, de Deus, um homem superpenitente.

E, hoje, o Evangelho que nós escutamos, esse trecho que escutamos, diz da resposta de Pedro diante da pergunta de Jesus: “O que dizem? O que a multidão diz a respeito de mim?”. “Ah, é um grande profeta!”, “É Elias!”, “É João Batista!”, “Mas e para vocês? Quem Eu sou?”. E Pedro deu esta resposta: “Tu és o Messias”. E Jesus se alegrou com a resposta de Pedro porque ele respondeu não segundo a carne, não numa visão superficial, mas numa visão espiritual, e numa visão mais profunda, porque Pedro fez uma experiência de amor com Nosso Senhor, e pôde dar uma resposta correta.

É claro que, no Evangelho, vamos escutar que Pedro também errou dizendo para Jesus que Ele não deveria sofrer e tudo mais. Jesus também o repreendeu.

Dizer que o Senhor é o Messias é dizer que Ele é o Salvador e que a nossa fé está n’Ele

E, meus irmãos, também passamos por isso! Temos altos e baixos na nossa caminhada espiritual, temos altos e baixos na nossa saúde, é ou não é verdade? Na nossa saúde física. Mas Pedro pôde dar uma resposta em Deus: “Tu és o Messias. Tu és o Cristo. Tu és o Senhor. O Senhor não é só um milagreiro, só um grande pregador; o Senhor é Deus em outras palavras”, foi a resposta de Pedro.

Meus irmãos, e por causa dessa resposta de Pedro, Jesus confiou a ele a Igreja. Os apóstolos devem cuidar da Igreja, devem zelar pela Igreja, devem ser fiéis ao Evangelho e anunciar. E assim, cada apóstolo fez, o Papa também faz e confia nos sacerdotes para que anunciem e preguem também o Evangelho.

Neste dia de São João Maria Vianney, rezemos pelos sacerdotes, para que eles possam dar uma resposta também de fé, crendo em Jesus e anunciando Ele. A resposta que Pedro deu, a resposta que São João Maria Vianney deu, é uma resposta que eu também preciso dar e que você precisa dar.

Que os nossos sacerdotes sejam fiéis, sejam coerentes em anunciar o Evangelho, em viver o Evangelho, e que você também seja fiel! Sejamos fiéis ao anúncio da Palavra, sejamos fiéis a esta resposta: “Tu és o Messias”. E dizer que o Senhor é o Messias é dizer que Ele é o Senhor, que Ele é o Salvador e que a nossa fé está n’Ele. Que a nossa fé esteja em Nosso Senhor! E vamos dar a nossa resposta com a nossa vida, amando-nos uns aos outros.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

Padre Márcio Prado  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.