Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 11,1-2a.11-12.25-29)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? — de modo algum. Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim... 2aDeus não rejeitou o seu povo, que ele desde sempre considerou. 11Eu pergunto: Acaso eles tropeçaram para cair? — Não, de modo algum. De fato, o passo em falso que eles deram serviu para a salvação dos pagãos, e a salvação dos pagãos, por sua vez, deve servir para despertar ciúme neles. 12Ora, se o passo em falso deles foi riqueza para o mundo e o pequeno número de crentes dentre eles foi riqueza para os pagãos, que riqueza não será a adesão de todos eles ao Evangelho! 25Irmãos, para não serdes presunçosos por causa da vossa sabedoria, é importante que conheçais o mistério, a saber: o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação. 26E então todo o Israel será salvo, como está escrito: “De Sião virá o libertador; ele tirará as impiedades do meio de Jacó. 27Essa será a realização da minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. 28De fato, com relação ao Evangelho, eles são inimigos, para benefício vosso, mas com relação à escolha divina, eles são amados, por causa dos patriarcas. 29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 93)

— O Senhor não rejeita o seu povo!

— O Senhor não rejeita o seu povo!

— É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

— Se o Senhor não me desse uma ajuda, no silêncio da morte estaria! Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor!

Evangelho (Lc 14,1.7-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=ggUiN4eYe4U

A humilhação corrige nossa natureza humana

A humilhação é um excelente remédio para nossa natureza humana, corrompida pelo gosto das grandezas

“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu” (Lucas 14,8).

A nossa tendência é buscar os primeiros lugares, e o que nos impulsiona é sermos os primeiros naquilo que fazemos: primeiro lugar a ocupar a mesa, o primeiro a chegar nisso e naquilo. É claro que é diferente alguém se esforçar, dar o melhor de si e ser o primeiro naquilo que fez. Não é disso que o Evangelho fala.

O Evangelho está falando de quando nos esforçamos e nos dedicamos a ser mais importantes do que os outros, colocarmo-nos na frente dos outros, sentirmo-nos melhores do que eles. O nome desse sentimento é orgulho e soberba. “Eu sou o mais importante!”

Alguns não falam, mas se sentem, colocam-se, projetam-se, pensam e agem, muitas vezes, assim. A tendência de querer que as coisas sejam do nosso jeito, da nossa maneira, é porque nós achamos que o nosso jeito e a nossa maneira são o único jeito certo ou é o melhor jeito.

Por que há desavenças? Por que há conflitos em casa, na família, no trabalho, onde estamos? Por causa da nossa natureza humana, que quer se impor sobre os outros, quer projetar-se mais que os outros.

O marido acha que é mais importante que a mulher, sabe mais, conhece mais, esforçou-se mais, trabalhou mais. A mulher se sente mais importante, porque é mulher, porque “ela sabe”; e essa história do “eu que sei” cria tantas batalhas e desavenças no meio de nós!

Qual caminho o Evangelho nos aponta? “Quem se eleva será humilhado”. A humilhação é um excelente remédio para a nossa natureza humana, corrompida pelo gosto das grandezas, pela soberba da vida, pelo gosto do egoísmo, do ego que quer ver as coisas do mundo do nosso jeito.
Só a humilhação corrige essa natureza humana desenfreada, mal inclinada. Ninguém deve humilhar ninguém, mas as humilhações da vida estão aí para nos corrigir, para apontar que o caminho da salvação passa pela humilhação, para não nos sentirmos os melhores, os grandes, os contadores de vantagens.

Às vezes, há uma doença, um sofrimento, uma dificuldade. Não aproveite essas coisas para reclamar da vida, mas para a rever. Não use dessas coisas para achar que Deus nos castiga, mas aproveite a oportunidade para compreender o tamanho do amor que Deus tem por nós.

Quando tudo está bem, quando somos maravilhosos, bons, gostosos, achamo-nos, elevamo-nos e o sentimento de grandeza vem tomar conta de nós e nos colocar à frente; não conseguimos perceber quem ficou para trás ou o que está acontecendo ao nosso lado.

Só na humilhação da vida conseguimos abrir os olhos para nos colocarmos em nosso lugar. Ninguém é mais importante do que ninguém, ninguém é superior a ninguém, somos todos pó da terra, caminhamos para o mesmo lugar.

Quem se humilha é exaltado no coração de Deus, mas quem exalta a si próprio, quem se sente melhor e mais importante que os outros, infelizmente, caminha como um cego que não sabe enxergar o caminho da vida. Tropeça, cai, e a tragédia pode ser muito grande.

Que todas as humilhações da vida sirvam para abrir nossos olhos e nos colocar em nosso lugar.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.