Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 3,11-21)

Leitura da Primeira Carta de São João.

11Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?

18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Jo 1,43-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=1eltpAaZyaY

Deixemos Jesus cuidar de nossas fraquezas

Jesus traz fortaleza para as nossas fraquezas, Ele traz luz para as trevas do nosso coração, para as inquietudes da nossa alma

“Natanael disse: ‘De Nazaré pode sair coisa boa?’ Filipe respondeu: ‘Vem ver!’ Jesus viu Natanael que vinha para Ele e comentou: ‘Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade’ (João 1,46-47).

Mais homens estão indo ao encontro de Jesus. Assim como, Jesus encontrou Filipe, e disse-lhe: “Segue-me”, e ele começou a segui-Lo; agora é o próprio Filipe que vai ao encontro de Natanael para dizer: “Natanael, encontramos Aquele de quem Moisés falava. É Jesus de Nazaré, Ele é o Messias”.

Veja a sinceridade e a verdade, que vem do coração de Natanael: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”. Poderíamos repreender a pergunta de Natanael. Como ele faz uma pergunta desse jeito? Mas, para encontrarmos Jesus em nossa vida, precisamos ser sinceros e autênticos. Muitas vezes, não nos encontramos ainda com Deus, porque nos escondemos debaixo de nossas máscaras, de nossas fantasias; escondemo-nos debaixo dos retoques que damos em nós, e não vamos até Ele com a nossa essência, com nossos questionamentos, dúvidas, anseios, fragilidades e fraquezas.

Queremos demonstrar uns para os outros que somos super-heróis, que somos bons e cheios da graça de Deus. E Deus vê, Ele conhece a nossa fragilidade. A pergunta daquele homem pode parecer uma pergunta ofensiva, mas, foi uma pergunta feita na verdade, na caridade; uma pergunta sincera.

Quando Jesus vê Natanael diz: “Eis um verdadeiro israelita. Aí está um homem sem falsidade”. Para irmos ao encontro de Jesus, deixemos de lado as falsidades, as aparências, esses enganos que enganam a nós mesmos. Em sinceridade, em verdade, com tudo aquilo que somos, vamos ao encontro de Jesus, porque, Ele quem traz fortaleza para as nossas fraquezas, Ele traz luz para as trevas do nosso coração, para as inquietudes da nossa alma e de todo o nosso ser.

Vamos ao encontro de Jesus, do jeito que somos e como estamos. O Mestre nos acolhe com nossas fraquezas e fragilidades, pois, Ele quer cuidar de nós.

Todos os que foram ao encontro de Jesus, primeiro João, depois André, depois, como vimos no Evangelho de hoje, Natanael, encontraram -se com Ele, e foram cuidados por Ele. Deixe que Jesus também cuide de você.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.