Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 12,18-19.21-24)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 18vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse. 21Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo, que Moisés disse: “Estou apavorado e com medo”.

22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 47)

— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Como ouvimos dos antigos, contemplamos: Deus habita esta cidade, a cidade do Senhor onipotente, que ele a guarde eternamente!

— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.

Evangelho (Mc 6,7-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.

9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Somos chamados a ser apóstolos de Cristo

Jesus hoje reveste os Seus apóstolos de poder e autoridade para que, em Seu nome, operem graças no meio da humanidade!

“Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo” (Marcos 6,12-13).

A unção que um dia recebemos de Deus nos chama e nos envia para sermos apóstolos do Senhor, para sermos mensageiros em Seu nome, para levarmos a outros o conhecimento de Deus e da Sua vontade.

Você sabe que existem muitas maneiras de exercer o seu apostolado: o apostolado do bem, do cuidar do outro, de rezar pelo outro, o apostolado da oração, de sermos intercessores, mediadores; o apostolado da caridade, o apostolado da Palavra, o apostolado litúrgico. Enfim, existem muitos caminhos, meios e maneiras de sermos apóstolos de Jesus! Contudo, no exercício deste apostolado jamais pode faltar da nossa parte a pregação da Palavra de Deus, porque a conversão vem disso [da pregação da Palavra], por isso precisamos pregá-la para que outros conheçam a verdade.

Quando deixamos o Senhor falar em nós e por intermédio de nós, vamos tocar, atingir e chegar a muitos corações, desde que não preguemos a nós mesmos, não preguemos a nossa palavra, mas sim a Palavra do Senhor com o poder e a autoridade que ela tem! Então, você, meu irmão e minha irmã, e todos nós somos chamados a ser autoridades no nome do Senhor!

O apóstolo é aquele que, com sua autoridade, não humana, mas divina, expulsa os espíritos malignos, expulsa os demônios que atormentam e tiram a nossa paz interior, que nos desviam do caminho certo e nos conduzem para as trevas. Nós precisamos denunciá-los [demônios], vencê-los e exterminá-los do meio de nós, porque eles, muitas vezes, agem em nossa vontade, em nossos pensamentos e em nossos sentimentos de modo a não conseguirmos fazer a vontade do Senhor. Por isso quem se propõe a pregar deve também se propor a expulsar os espíritos malignos!

Quando eu chego a uma casa e pedem que eu a abençoe, eu faço isso com muito amor, mas eu o faço com a água benta também, usando o sal exorcizado, os sacramentais de cura, de libertação, de restauração e de salvação. Todos nós precisamos usá-los em nossas casas, em nossas famílias, precisamos usá-los na casa de amigos a quem visitamos, precisamos usá-los no carro que compramos. Enfim, nós sempre precisamos da direção e da mão de Deus nos conduzindo.

Por isso, não tenhamos medo de exercer o nosso apostolado onde estamos. Não podemos e não precisamos ter medo de levantar as mãos para orar e suplicar as bênçãos e as graças de Deus; e para pedir ao Senhor que nos dê o dom da Palavra para falarmos em Seu nome, para agirmos em Seu nome, para proclamarmos o Seu Reino no meio de nós.

Os apóstolos, além de expulsarem os demônios, curavam numerosos doentes, muitos enfermos, porque, uma vez que eles estão revestidos desse poder do alto, podem e devem orar por aqueles que estão doentes e que estão sofrendo.

Algumas vezes, nós fazemos atos de bondade com aqueles que sofrem; levamos comida, bebida, frutas a algumas pessoas, mas não oramos com eles e por eles. Por vezes, isso ocorre por receio, vergonha e falta de prática, mas se Deus quer e precisa curar os nossos doentes, Ele precisa de mãos, precisa de pessoas que ajam e falem em Seu nome. É por isso que Jesus hoje reveste os Seus apóstolos de poder e autoridade para que, em Seu nome, operem essas graças no meio da humanidade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.