Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 13,1-8)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros.

5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 26)

— O Senhor é minha luz e salvação!

— O Senhor é minha luz e salvação!

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

— Pois um abrigo me dará sob o seu teto nos dias da desgraça; no interior de sua tenda há de esconder-me e proteger-me sobre a rocha.

— Senhor, é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado.

Evangelho (Mc 6,14-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O amor precisa ser vivido com a verdade

“Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia” (Marcos 6,19-20).

Tem dois sentimentos muito perversos que tomam conta do coração desses dois personagens pervertidos no Evangelho de hoje. É Herodes que rouba a mulher do seu irmão e ela que é conveniente com essa situação.

João, o Batista, anunciou a verdade a eles: “Isso não te é permitido”. Muitas vezes, quando a verdade é dita, ela provoca raiva, ódio e, acima de tudo, rejeição. Porque a verdade incomoda, ela nos tira daquela planície que criamos para viver em paz quando a situação não é de paz.

Aqui é uma situação de consciência, de uma consciência reta, justa e iluminada. O quanto é importante cuidarmos cada vez mais de termos consciência reta e iluminada. Cuidado porque nos tempos em que vivemos, onde tudo é permitido, tudo é relativo, a consciência humana vai se tornando laxa, tudo vai se relaxando. “Tudo é muito bom”, “O importante é o amor”. É óbvio que o mais necessário é o amor, mas não existe amor sem verdade, não existe amor negligenciando, pisoteando, passando por cima daquilo que é a verdade da nossa consciência.

O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo

Até as pessoas que não creem em Deus, tem consciência. É a consciência moral e mais íntima que, lá no fundo, está dizendo: “Isso é correto!”, “Isso não é correto”. Mas quando quero viver o que não é correto, vou pisoteando, mudando dentro de mim a concepção e vou tirando e perdendo os meus valores. É preciso mais do que nunca permitir que o Espírito de Deus, ilumine a nossa consciência para não sermos desviados pelos erros dos tempos.

Herodes e Herodíades sabiam que viviam no erro, que tinham cometido uma coisa muito injusta e toda injustiça tem que ser reparada. Vivemos num mundo terrível e cruel, onde as injustiças são toleradas, desculpadas e, muitas vezes, aplaudidas, e isso é terrível, é a desmoralização de uma sociedade, de uma humanidade e da consciência humana.

Não foi João Batista que perdeu a sua cabeça, foi Herodes, Herodíades e a filha que perderam o juízo, o senso da verdade e da moral, e por isso passaram a odiar João.

Muitas vezes, a Igreja é odiada, é perseguida e mal falava, mas não é por ser Igreja, é por ela anunciar o amor e a verdade. Cuidado, quando muitas vezes queremos viver o amor, mas vivemos o amor sem a verdade. O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.