Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 3,10-17)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, 11nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou.

12Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. 13Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (SI 118)

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Os que amam vossa lei têm grande paz!

— Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei vossa Aliança!

— Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos.

— Os poderosos me perseguem sem motivo; meu coração, porém, só teme a vossa lei.

— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.

— Ó Senhor, de vós espero a salvação, pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.

— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

Evangelho (Mc 12,35-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

35Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Sagrada Escritura dá sentido a nossa fé

 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,16).

Hoje, estamos vendo, no Evangelho, Jesus ser questionado e, ao mesmo tempo, responder se Ele era filho de Davi ou não. Segundo a carne e a descendência, Ele é o filho de Davi, mas Ele é mais do que Davi, porque o próprio Davi o chama de Messias e Senhor, no sentido de que Ele é o Messias, o Filho eterno de Deus.

Em outras palavras, Jesus é a Palavra viva e encarnada, é o Verbo de Deus presente no meio de nós. Por isso, Paulo está afirmando a Timóteo e a todos nós que Cristo Jesus é a própria Escritura, é o próprio Deus presente no meio de nós.

Todas as vezes que nos aproximamos das Escrituras Sagradas, aproximamo-nos de Jesus. É Ele que vem até nós e nos fala por meio das Sagradas Escrituras.

Como nos ensina São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Na primeira página da Sagrada Escritura, do livro do Gênesis até a última página, ela nos fala de Jesus, apresenta-nos Jesus e nos conduz a Ele. A Palavra é Jesus, Palavra viva falando ao nosso coração.

A Sagrada Escritura é importante para trazermos os elementos que dão sentido para a nossa fé

Toda a Sagrada Escritura é útil, importante e fundamental para nos ensinar a viver e mergulhar na fé, para nos ensinar a sermos filhos de Deus.

A Sagrada Escritura é importante para argumentarmos e trazermos os elementos que dão resposta e sentido para a nossa fé. Mas ela é útil para corrigir, para educar e para formar o homem e a mulher íntegros, perfeitos e qualificados para toda boa obra.

Permitamos que Jesus nos forme, ensine, eduque e nos direcione pelas Sagradas Escrituras. Sejamos homens e mulheres da Palavra de Deus, onde, a cada dia, tiremos aquilo que o mundo colocou dentro de nós para que Deus fale a nós, para que as Sagradas Escrituras penetrem o nosso interior e sejamos formados na forma e na mentalidade de Deus.

Somos aquilo que alimentamos. Se nos alimentamos com as leituras do mundo, as leituras até muito úteis e boas, a nossa mentalidade vai ser assim. Mas a forma que precisamos ter é a mentalidade, o coração e os sentimentos de Jesus.

Precisamos beber, precisamos nos alimentar e sermos fomentados nas Escrituras, onde o próprio Jesus nos fala, ensina, orienta, admoesta e nos forma para sermos homens e mulheres segundo a vontade do Senhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.