Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 8,4-7.11- 13)

Leitura da Profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 4 Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.

5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6 Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um Deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7 Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.

11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12 Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca.13 Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 113)
— Confia Israel no Senhor.
— Confia Israel no Senhor.
— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.
— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho (Mt 9,32-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 32 apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33 Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34 Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Levemos a cura ao próximo

Toque nas pessoas, ore por elas, clame a cura de Jesus para o corpo, a alma e o espírito, porque a oração dos justos faz milagres

“Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade” (Mateus 9,35).

A ação de Jesus, no meio de nós, é para renovar o homem por completo, para curar e transformar a nossa humanidade. Nos povoados, nas cidades e pequenas periferias, em todos os lugares que Jesus está, é para renovar e curar a nossa humanidade.

Precisamos ser a presença de Jesus onde estamos, para onde somos enviados. Em nossa casa, em nossa família, em nosso trabalho, onde costumamos ir, em nossas igrejas e hospitais, nas visitas que fazemos às pessoas, precisamos ir imbuídos do Espírito de Jesus, ser essa presença d’Ele no meio do povo, das pessoas, onde quer que estejamos.

Não podemos estar nos lugares movidos apenas por um espírito mundano, porque ele tira de nós a graça; e nós precisamos levar a graça onde o mundano destruiu o humano. Precisamos nos revestir de Jesus, enchermo-nos d’Ele. Por isso, comungamos, recebemos a Palavra de Deus e a assumimos em nossa vida, para sermos essa palavra viva para os outros. O modo de ser Jesus para os outros é praticando estes três verbos:ensinar, pregar e curar.

Ensine a Palavra de Deus as pessoas. Ensine, em primeiro lugar, o seu coração a viver como Deus o ensina a viver, ensine as pessoas o sentido da vida. Eu fico olhando as pessoas nos ambientes, nas redes sociais, às vezes, colocam coisas que não servem para nada; gostamos de provocar fofocas e intrigas. Ensine de forma simples e humilde, mas ensine as pessoas que a vida e a salvação estão em Jesus. Você não precisa ser um pregador renomado, mas pregue a Palavra de Deus, fale d’Ele para as pessoas, não se envergonhe nem se intimide.

Têm pessoas para contar piada, para contar história, para contar isso ou aquilo, mas onde estão as pessoas para falar de Jesus, para pregar o Seu nome, para trazê-Lo as pessoas? Não tenha medo, toque nas pessoas, ore por elas, clame a Sua cura para o corpo, para a alma, para o espírito, porque a oração dos justos faz milagres.

Em muitos lugares encontramos as chamadas “benzedeiras”. Se a criança está com algum problema de saúde, precisa buscar uma benzedeira. Não tenho nada para dizer sobre elas, até porque não é o tema daquilo que estou falando hoje, mas se as pessoas estão buscando benzedeiras, onde é que estão os cristãos, os católicos que oram? Todos nós deveríamos orar por aqueles que estão doentes e enfermos!

Todos nós deveríamos orar pelas nossas crianças. Cada pai, cada mãe deveria tomar a atitude de orar por seus filhos. Cada um de nós deve tomar a atitude de saber de alguém doente, e em vez de simplesmente nos compadecer, dizendo: “Ah, coitado! Que pena! O que vai ser dele?”, levemos uma bênção, uma oração, a cura de Deus. Seja presença de cura na vida das pessoas!

Se nós somos discípulos de Jesus e Ele ensinava e pregava, os Seus seguidores, os cristãos, precisam também ensinar, pregar e curar. É isso que Deus espera de nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.