Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 8,4-7.11-13)

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.

5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.

11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 113B)

— Confia, Israel, no Senhor!

— Confia, Israel, no Senhor!

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.

— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho (Mt 9,32-38)

— O Senhor esteja convosco.

—Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

—Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Você é chamado a trabalhar na messe do Senhor

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” (Mateus 9,37-38).

Meu irmão e minha irmã, quando olhamos para o mundo, vemos tanta gente carente; carente de uma companhia, carente de uma palavra. Vemos tantas pessoas e tantos irmãos, dentro da nossa casa, que estão perdidos como ovelhas que não têm pastor.

O Senhor estava ali com uma multidão ao Seu redor, muitas situações eram apresentadas a Jesus: pessoas endemoniadas, pessoas cegas, pessoas paralíticas eram apresentadas a Ele. E Jesus, como que não conseguia ali dar conta de tantas pessoas, de tantas situações que eram apresentadas a Ele. É por isso que Deus, na Sua bondade e misericórdia, quis contar com os discípulos e, ao contar com eles, deu poder também a eles.

Hoje, no entanto, o Senhor também verifica que eles estão realizando sim o trabalho, mas há uma necessidade de mais operários para a messe, por isso a oração que Ele pediu que se fizesse e pede também a nós.

“A messe é grande, mas os operários são poucos”. Vamos pedir, hoje, que Nosso Senhor chame operários para a Sua messe, que o Senhor chame homens e mulheres para a vida consagrada, para o sacerdócio (no caso dos homens), para a vida consagrada (as mulheres), mas também que o Senhor chame você, leigo e leiga, para o serviço do Reino.

Há uma necessidade de mais operários para a messe

Todos nós somos chamados a trabalhar na grande messe, e cada um dá a sua contribuição. Os sacerdotes, as religiosas, os diáconos — permanentes ou transitórios (que se tornarão sacerdotes) —, mas cada um dá a sua contribuição.

Mas você leigo também é chamado a dar a sua contribuição; a acolhida, o serviço pastoral, a pregação da Palavra, algum serviço aí na paróquia. O que é possível fazer? A messe é grande.

Não vamos deixar, meus irmãos, apenas para alguns realizar o serviço, não vamos terceirizar a evangelização. “Deixa que o padre faz”, “Deixa que a religiosa faz”. Não! Assuma também: “Eu faço parte da grande Igreja”, “Eu faço parte e sou também apóstolo do Senhor”. Coloque-se a serviço, não terceirize o serviço, mas faça a sua parte.

Evangelize também, estenda os seus braços, abra o seu coração, abra os seus ouvidos para tantas ovelhas perdidas, para tantos homens e mulheres que estão aí endemoniados, que precisam de uma palavra de libertação, que precisam da tua presença.

Que o Senhor use de você, que o Senhor use de mim, que o Senhor use de todos nós, dos membros consagrados, mas de você através do seu sacerdócio neste mundo (sacerdócio comum), que você seja sinal da presença de Nosso Senhor.

Que os demônios possam ir embora, que as doenças possam ir embora, porque chegou um filho de Deus, uma filha de Deus!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado   Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.