Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Cl 1,9-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 9desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. 10Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância.

12Com alegria, dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho (Lc 5,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Dediquemos atenção à Palavra de Deus

 “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (Lucas 5,5).

Jesus está semeando e proclamando a Palavra. As multidões se apertavam para ouvir a Palavra que saia da boca de Jesus.

Aqui tem algo muito importante, porque Jesus é a própria Palavra viva e encarnada; da boca d’Ele sai a Palavra viva, que dá a vida; a Palavra que salva, transforma, cura e liberta. Por isso, Jesus proclama a Palavra e estou aqui anunciando a Palavra de Deus.

Precisamos ouvir a Palavra, precisamos dar atenção a ela. Precisamos permitir que a Palavra de Deus entre em nós e nos transforme por dentro e por fora. Pois, só quando dermos atenção à Palavra de Deus, seremos transformados por Deus, porque, é no poder da Palavra que o Senhor nos cura, nos levanta e nos dá vida nova.

Estamos demasiadamente distraídos e afastados da Palavra; estamos demasiadamente focados em tantos problemas da vida e não damos atenção à Palavra. Está aí a tristeza de Pedro: a noite inteira pescando, já estava agoniado, triste, decepcionado; e Jesus o mandou lançar em outra direção.

Dê atenção à Palavra de Deus, dedique tempo. Deixe, pelo menos, 20 minutos de cada dia só para ouvir e meditar a Palavra

Uma alma frustrada que tentou e não conseguiu, como vai agora lançar para aquele lado. “É em atenção à Sua Palavra que lançaremos as redes”. E veja a abundância da pesca, porque deu atenção à Palavra de Jesus.

Dê atenção à Palavra de Deus, dedique tempo. Deixe, pelo menos, 20 minutos de cada dia só para ouvir e meditar a Palavra.

A Palavra de Deus acalma aquelas coisas que estão nos perturbando; acalma as tempestades que estão agitadas dentro do nosso coração. A Palavra de Deus traz paz para a nossa cabeça que, tantas vezes, está inquieta, perturbada; a nossa mente tão cheia de devaneios, mas precisamos deixar que a força da Palavra de Deus aja em nós.

Se tivéssemos dado mais atenção à Palavra de Deus, teríamos errado menos, batido menos a cabeça; teríamos nos decepcionado menos na vida e caminharíamos muito mais na luz de Deus, porque a luz de Deus é Palavra de vida para a nossa vida.

Hoje, estou realmente chamando você para que realmente dê atenção à Palavra de Deus. E dar atenção quer dizer: voltar-se com o coração para ela. Não basta estarmos presentes, a Palavra ser proclamada, mas a cabeça estar “voando” e o coração estar para o outro lado.

Precisamos realmente ter atenção e combater todas as distrações da vida para sermos atentos, focados; então, essa Palavra será capaz de salvar e transformar a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.