Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ne 8,1-4a.5-6.7b-12)

Leitura do Livro de Neemias.

Naqueles dias, 1todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei. 4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. 5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 7bOs levitas explicavam a Lei ao povo, e cada um ficou em seu lugar. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. 11E os levitas acalmavam todo o povo, dizendo: “Ficai tranquilos; hoje é um dia santo. Não vos aflijais!”12E todo o povo se retirou para comer e beber. Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as palavras que lhes tinham sido explicadas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

— Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

Evangelho (Lc 10,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Levemos o Reino de Deus a todos os lugares

É uma missão urgente levar o Reino de Deus a todos os lugares onde possamos estar presentes

“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lucas 10,3).

O Evangelho de hoje nos coloca no centro do envio missionário de Jesus para os Seus discípulos. O discípulo de Jesus tem de ir para o meio do povo, tem de ir para as cidades, as famílias, para os trabalhos e santuários.

É uma missão urgente levar o Reino de Deus a todos os lugares onde possamos estar presentes. É necessário, contudo, que sejamos cordeiros, porque vamos para o mundo, cercado de lobos vorazes; e se não somos, de fato, um cordeiro no Reino de Deus, corremos o risco de nos tornarmos lobos ferozes ou sermos devorados por eles. Não é para nos espantarmos nem ficarmos preocupados ou temermos; é para confiarmos na graça de Deus, convertermo-nos, a cada dia, e nos procurarmos em ser verdadeiras ovelhas, verdadeiros cordeiros do Reino de Deus.

Os lobos deste mundo nos atacam com seduções, com propostas de orgulho e egoísmo, fazendo de nós pessoas focadas em si mesmas. Eles não nos deixam ser as ovelhas que precisamos ser na construção do Reino.

Uma ovelha ou um cordeiro é o mensageiro da paz. Para onde nós estamos levando a paz? Não sejamos mensageiros da discórdia nem provocadores de brigas, disputas e competições. Levemos a paz. Se aquele coração se abre para a paz, a paz ali vai se estabelecer; se ele não se abre, o importante é que sejamos mensageiros dela.

O cordeiro do Reino de Deus é livre de tensões, preocupações, dos excessos deste mundo. Ele não leva nada que não é necessário. Ele leva o essencial para ser cada vez mais livre, para pregar e anunciar o Reino de Deus. Onde o cordeiro vai, ele anuncia a conversão, a proximidade do Reino. Ele leva as pessoas a não viverem no reino deste mundo.

Há uma mentalidade pagã, no mundo de hoje, e essa mentalidade quer ver as coisas somente na óptica mundana, como se o mundo não tivesse mais jeito, como se as coisas não tivessem solução, como se Deus não estivesse no meio de nós.

Somos a presença, a graça, a luz, o ânimo e a fortaleza de Deus no meio de um mundo cansado, desanimado, muitas vezes, sem perspectivas. Somos a presença amorosa de Deus onde o ódio e outros valores estão se sobressaindo.

Levemos o Reino de Deus onde quer que estejamos!

Deus abençoe você!

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=YPH6UVJAZBw
 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.