Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 27,1-5.15-29)

Leitura do Livro do Gênesis.

1Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais velho Esaú, e lhe disse: “Meu Filho!” Este respondeu: “Aqui estou!” 2Disse-lhe o pai: “Como vês, já estou velho e não sei qual será o dia da minha morte. 3Toma as tuas armas, as flechas e o arco, e sai para o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, 4como sabes que eu gosto, e traze-o para que o coma, e assim te dar a bênção antes de morrer”.

5Rebeca escutava o que Isaac dizia a seu filho Esaú. Esaú saiu para o campo à procura de caça para o pai. 15Rebeca tomou, então, as melhores roupas que o filho mais velho tinha em casa, e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó. 16Cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com peles de cabrito. 17Pôs nas mãos do filho Jacó o assado e o pão que havia preparado. 18Este levou-os ao pai, dizendo: “Meu pai!”

“Estou ouvindo”, respondeu Isaac. “Quem és tu, meu filho?” 19E disse Jacó a seu pai: “Eu sou Esaú, teu filho primogênito; fiz como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para me abençoares”.

20Isaac replicou-lhe: “Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?” Ele respondeu: “É o Senhor teu Deus que fez com que isso acontecesse”. 21Isaac disse a Jacó: “Vem cá, meu filho, para que eu te apalpe e veja se és ou não meu filho Esaú”.

22Jacó achegou-se a seu pai Isaac, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú”. 23E não o reconheceu, pois suas mãos estavam peludas como as do seu filho Esaú. Então, decidiu abençoá-lo. 24Perguntou-lhe ainda: “Tu és, de fato, meu filho Esaú?” Ele respondeu: “Sou”. 25Isaac continuou: “Meu filho, serve-me da tua caça para eu comer e te abençoar”. Jacó serviu-o e ele comeu; trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu. 26Disse-lhe então seu pai Isaac: “Aproxima-te, meu filho, e beija-me”. 27Jacó aproximou-se e o beijou. Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas, abençoou-o, dizendo: “Este é o cheiro do meu filho: é como o aroma de um campo fértil que o Senhor abençoou! 28Que Deus te conceda o orvalho do céu, e a fertilidade da terra, a abundância de trigo e de vinho. 29Que os povos te sirvam e se prostrem as nações em tua presença. Sê o senhor de teus irmãos, e diante de ti se inclinem os filhos de tua mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, e quem te abençoar, seja bendito!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 134)

— Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo e habitais junto aos átrios de Deus!

— Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança.

— Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos abismos.

Evangelho (Mt 9,14-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A graça de Deus renova tudo o que envelheceu

 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mateus 9,16-17).

Nada é mais novo em nossa vida do que a graça de Deus, do que Sua Boa Nova, porque Ele é sempre novo, Ele não conhece o que é velho. A graça de Deus renova tudo o que envelheceu, estragou, corrompeu-se, mas precisamos ter um coração novo, uma disposição nova ou uma mentalidade nova para que o novo de Deus entre em nós.

Perdemos, estragamos, não cuidamos da graça que recebemos. A graça chega até nós, mas volta, porque não encontra uma acolhida nova para permanecer em nós. Continuamos presos àqueles nossos pensamentos e mesquinharias, continuamos bitolados na nossa forma de ver. Podemos ter 80 anos e começarmos a aprender agora, mas o jovem acha que pode tudo. Precisamos, na verdade, aprender, todos os dias, sobre tudo.

Em Deus somos sempre crianças que estão aprendendo a andar. Precisamos amadurecer, mas nunca perder o sentimento nem o sentido da criança que está aprendendo a andar.

O Evangelho é sempre novo a cada dia, as letras do Evangelho podem ser as mesmas de dois mil anos atrás, mas, a cada dia que temos uma disposição nova, uma abertura de mente nova, o Espírito cria o novo de Deus em nós. Por isso, quero que a Palavra do Senhor, hoje, pregada ao meu coração, realize o novo de Deus na minha vida.

Deus faz nova todas as coisas naquele que se permite, a cada dia, renovar-se n’Ele

Hoje, deve ser o primeiro dia da nossa vida, deve ser o dia em que Deus realiza a sua obra dentro de nós, por isso não podemos desejar outra coisa, a não ser ter um novo coração e um novo sentimento.

É triste reencontrarmos uma pessoa muitos anos depois e ela continuar com a aquela mesma mágoa, o mesmo ressentimento, com a mesma amargura; e o pior é que depois, de um tempo, a amargura azeda e a pessoa vai envelhecendo, porque não larga aquelas coisas que envelhecem a alma, o espírito e o sentimento humano.

Apegamo-nos a muitas tranqueiras, coisas velhas e picuinhas. Há pessoas que passam muito tempo brigando pela mesma coisa, não se renovam, não partem para o novo nem deixam o novo acontecer.

Larguemos tudo isso, deixemos de lado tudo que só nos envelhece e estraga. Permitamos que o novo de Deus renove nossos sentimentos, tire de nós essa maneira velha de falarmos, de nos dirigirmos, de agredirmos uns aos outros, para renovarmos a nossa linguagem, a nossa forma de falar, de dirigir e lidar uns com os outros.

Deus faz nova todas as coisas naquele que se permite, a cada dia, renovar-se n’Ele.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.