Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 13,1-8)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros.

5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— O Senhor é minha luz e salvação!

— O Senhor é minha luz e salvação!

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a Proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

— Pois um abrigo me dará sob o seu teto nos dias da desgraça; no interior de sua tenda há de esconder-me e proteger-me sobre a rocha.

— Senhor, é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado.

Evangelho (Mc 6,14-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Não desvie o seu olhar do Senhor

Não desvie o seu olhar do Senhor!  As pessoas podem ser setas para nós, mas estas podem se quebrar e mudar de rota, só o Senhor vai ser sempre o mesmo!

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade” (Hebreus 13, 8).

Irmãos e irmãs em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, meditando a Carta aos Hebreus, no dia de hoje, vemos que ela nos faz dois importantes convites. O primeiro deles: “Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a Palavra de Deus, considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé” (Hebreus 13,7). Ou seja, lembremo-nos de nossos líderes, pastores, padres e catequistas que nos pregaram a Palavra de Deus. E aqui somos convidados a fazer memória a tantos homens e mulheres que foram importantes em nossa vida para nos catequizar, nos evangelizar e nos formar na fé. Para quantas pessoas nós olhamos e dizemos: “Essa pessoa é um exemplo para a minha fé! É um modelo!”. Quantas pessoas jogaram a semente do Evangelho em nossos corações! É claro que nem todos conseguiram perseverar ou ser fiéis àquele propósito que um dia nos ensinaram, mas nós não podemos negar que muitos, sacrificando a própria vida, são para nós referenciais de fé.

Eu não gosto de olhar somente para os santos que são canonizados. Eu gosto muito de ver, apreciar e valorizar os santos que estão no meio de nós! Lembro-me dos meus avós, da minha querida mãe, que, mesmo com a idade que tem, é um exemplo, um testemunho vivo de uma fé ardente em seu coração. Quantos padres, bispos, catequistas e homens foram importantes para a formação da minha fé. Quantas mulheres testemunharam e testemunham com a própria vida como é bom seguir Jesus Cristo e ser fiel aos Seus ensinamentos!

Hoje fazemos memória aos homens e às mulheres que, segundo a Palavra de Deus, foram instrumentos para que esta chegasse ao nosso coração. Do mesmo modo essas pessoas são convites a nós para que mantenhamos viva a chama da fé, a chama do amor e a chama do coração de Jesus acesas dentro de nós. Porque Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e será sempre o mesmo! Nós mudamos, algumas vezes, o nosso comportamento, a nossa forma de pensar e as pessoas mudam também. Muitas vezes, há pessoas que seguem o Senhor e depois não prosseguem, não perseveram na caminhada, mas Nosso Senhor não muda não! Ele é o mesmo Senhor, é o mesmo Deus e a Sua Palavra também não muda. Pode ser que pessoas deixem de se guiarem por essa Palavra e não continuem fiéis e obedientes a ela; mas a Palavra do Senhor é a mesma.

O coração, ou seja, o amor de Jesus por nós, é o mesmo sempre; por isso que se acontecer de alguém nos escandalizar na fé ou se nós nos desviarmos da fé, Jesus Cristo vai estar ali sendo o mesmo Senhor, sendo o mesmo Deus e nos amando da mesma forma! Se, de um lado, reconhecemos as pessoas que foram importantes para a nossa fé, de outro lado, não devemos parar nas pessoas; nós paramos em Deus, olhamos sempre para Jesus Cristo e d’Ele não tiramos o nosso olhar.

As pessoas, para nós, podem ser setas, mas estas podem se quebrar, podem mudar a rota, mas o Senhor vai estar lá, vai ser sempre o mesmo. Por isso de Jesus Cristo não tiramos o nosso olhar, Ele é Nosso Senhor ontem, hoje e queremos que o seja por toda a eternidade! Peçamos a graça da perseverança, da fidelidade e que jamais os nossos olhos se desviem do Senhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.