Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 18,9-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.

12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.

14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.

17Então todos agarraram Sós­tenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 46)

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

Evangelho (Jo 16,20-23a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus, retira toda tristeza de nossa alma

Jesus, enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido a nossa vida e não permite que nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna

“Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (João 16,22).

Um sentimento de despedida tomava conta de Jesus e de Seus discípulos; na verdade, ainda era a primeira despedida d’Ele, quando Ele mesmo anunciava o que a Morte, a Paixão e o sacrifício da cruz provocariam em Sua vida. A tristeza tomou conta de Seus seguidores, porque Aquele a quem tinham por perto, o Senhor Jesus, estaria longe por um tempo.

Isso também acontece conosco, quando amamos muito alguém e este parte de forma provisória, porque precisa viajar ou trabalhar longe. A tristeza aperta demais nossa alma quando alguém que amamos muito está doente e sentimos ou ainda pressentimos que a sua morte é eminente. Ninguém gosta de perder alguém que ama, de ver uma pessoa querida sair dessa vida.

As palavras que o Mestre disse a Seus discípulos servem para nós, porque toda tristeza é momentânea! Não podemos negar que ela, muitas vezes, visita nossa vida, vem ao nosso encontro. A tristeza de perder, a tristeza da doença e das decepções, das coisas que não dão certo para nós, das aflições e perturbações da vida e do mundo.

Muitas vezes, a tristeza vem e se aloja em nossa alma, cresce em nosso coração e toma conta de todo o nosso ser. A partir daí, precisamos ter cautela, cuidado e vigilância, porque até podemos ficar tristes por um momento, mas não transformar nossa vida num vale de lágrimas nem numa tristeza eterna por causa das aflições momentâneas que passamos.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

Tomando posse das Palavras do Mestre Jesus, estou renunciando a todo espírito de tristeza que, em algum momento da vida, tenha se alojado em nossa alma. Estou realmente suplicando pelas palavras sacramentais do Senhor Jesus. Que a Sua presença amorosa entre nós cure, em nossos corações, todo sentimento de tristeza, toda depressão e mágoa, porque o Cristo Vivo e Ressuscitado faz nova todas as coisas! Ele enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido à nossa vida e não permite que a nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna.

Podemos passar por qualquer sentimento de tristeza, mas não entreguemos nossa vida e nossa alma às tristezas!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.