Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14)

Leitura da Profecia de Daniel.

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.

13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório (Sl 96)

— Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

— Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Porque vós sois o altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.

Evangelho (Lc 9,28b-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.

33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A oração transfigura nosso coração

A oração transforma e renova, faz-nos novos e renovados para levarmos ao outro a graça de Deus

“Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante” (Lucas 9, 28b).

Celebramos, hoje, a Festa da Transfiguração do Senhor. É realmente uma festa, porque, quando Jesus sobe a montanha sagrada, acontece a antecipação da Sua glória. Aquilo que contemplamos em Sua Ressurreição, os discípulos estão contemplando enquanto o Senhor está no Monte Tabor.

Jesus se transfigura, a Sua figura muda, fica resplandecente e gloriosa. O que podemos aprender e contemplar desse momento maravilhoso da Transfiguração de Jesus? Ele ainda não está na glória, está a caminho dela, Ele está vivendo Sua via terrena, vivendo as durezas e penúrias de Sua vida terrestre. Conosco é assim também, porque ainda não estamos na glória, estamos ainda vivendo nosso vale de lágrimas, carregando a nossa cruz, construindo o nosso lugar no céu e fazendo a nossa Via-sacra.

Podemos trazer o Reino de Deus e contemplar, experimentar, experienciar; fazer transfigurar na nossa vida a vida gloriosa que nos espera, se formos fiéis à graça de Deus.

Jesus subiu ao monte para orar, e lá a graça maravilhosa aconteceu. Amados, a oração transfigura o nosso coração, transforma a nossa face, o nosso semblante e até nossas vestes. A oração muda, muitas vezes, o rosto que está carrancudo e amargurado, aquela nossa face que está “feia”.

Eu sei que é muito mais fácil querermos mudar nossa face maquiando-a. Não sou contra usar maquiagem, mas é melhor mudarmos nossa face contemplando a face do Senhor, colocando-nos em Sua presença, deixando que ela entre em nós e transfigure a nossa face, o nosso semblante, o nosso sorriso, aquilo que somos para o outro.

Quando subimos para estar com o Senhor, na montanha sagrada, na montanha da oração; quando nos reunimos em nossa casa, quando estamos em nosso quarto sozinhos com Deus, fazemos comunhão com Ele. Isso é uma verdadeira transformação! Não é só a nossa face que muda, o nosso coração é tocado e transformado. Sabe aquela coisa ruim que está nos acabrunhando, machucando, deixando nosso coração dilacerado? Quando nos colocamos, verdadeiramente, em oração, Deus vai nos transformando, as realidades vão saindo daquilo que estão para uma realidade melhor.

Eu sei que vamos voltar para o mundo, voltar a lidar com as pessoas que nos machucaram, com as situações que nos ferem, porém vamos voltar de outra forma, mais fortalecidos e animados, transfigurados e transformados!

A oração transforma e renova, faz-nos novos e renovados para levarmos ao outro a graça de Deus! Não tenhamos medo de nos recolher, de estar a sós, de nos colocar na presença do Senhor, porque Ele transforma a nossa vida, o nosso ser, o nosso semblante e as situações que vivemos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.