Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 13,8-10)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)

— Feliz quem tem piedade e empresta!

— Feliz quem tem piedade e empresta!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho (Lc 14,25-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Somente Deus pode ocupar o primeiro lugar em nosso coração

“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14,26).

Jesus está se dirigindo para o nosso coração de discípulos e seguidores d’Ele. E ser discípulo de Jesus não é muito fácil, porque a nossa mentalidade mundana nos impede, muitas vezes, de segui-Lo de todo o coração.

Três verbos são essenciais para o seguimento de Jesus, e todos eles são muito duros, mas necessários para moldar, cuidar, cultivar e formar o verdadeiro coração do seguidor de Jesus Cristo .

O primeiro deles é o verbo “desapegar”. Quem quiser seguir a Jesus tem de ser uma pessoa desapegada. Quem vive um apego demasiado à sua família não consegue seguir a Jesus, porque o tempo inteiro está com a cabeça, o coração, a mente e o sono preso naquela situação.

Desapegar não quer dizer largar, não quer dizer fazer pouco-caso; desapegar quer dizer amar com profundidade, e não de forma doentia, porque todo apego exagerado é uma forma doentia de se viver. Por isso, aquele que é desapegado, confia; é aquele que se entrega para Deus; é aquele que entrega e vive pelos seus, deixando que Deus ensine a cuidar, e não toma para si todas as coisas. Há aquela pessoa da família que quer resolver tudo, tomar conta de tudo, inclusive, nem permite a família amadurecer, em Deus, pelo excesso de apego que tem.

Aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração

O outro verbo é “renunciar”: “Se vós não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. Para ser um discípulo não se pode ser apegado ao outro, não pode ser preso aos bens e as circunstâncias materiais. Tudo o que temos é para promover o bem, fazer o bem, vivermos bem.

Renunciar quer dizer colocar cada coisa no seu lugar. Ou seja, aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração.

O terceiro verbo tão importante para seguir Jesus é “carregar” a sua cruz, isto é, ter a cruz não somente no peito, e sim como marca da vida. Carregar a cruz é carregar a sua própria vida com as circunstâncias que ela tem; com todas as coisas boas e com as dificuldades; com os problemas; com os desafios; com as necessidades e superações que nós temos; com as doenças, enfermidades e contrariedades. É saber que seguir a Jesus não é deixar de termos isso, mas é assumirmos todas essas coisas com o coração de um discípulo de Jesus.

Que o bom Mestre nos ensine a sermos desapegados, ensine-nos a viver a renúncia para segui-Lo de todo o coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.