Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 5,5-13)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lc 5,12-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Alimente um desejo de vida em seu coração

 “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica purificado’” (Lucas 5,12-13).

 “Se queres.” Alguém que não renunciou ao desejo de viver, um homem que, apesar da sua enfermidade, era um leproso. Imagine vocês, naquele tempo, a lepra. Apesar de ter essa enfermidade, essa pessoa não renunciou ao desejo de viver, ele tem consciência da sua situação, mas não se entrega, alimenta ainda, no coração, um desejo de vida: “Senhor, se queres…”, ele expõe esse desejo para Cristo, ele expõe a sua angústia, a sua realidade.

O desejo nos abre a acolher algo, do contrário, ainda que houvesse alguém disposto a dar-nos alguma coisa, se não desejássemos aquela coisa, isso não serviria de nada, essa coisa seria desprezada. O desejo só tem sentido se houver abertura de coração, inquietude interior. Você precisa desejar Deus, você precisa querer Deus na sua vida, você precisa abrir-se à ação d’Ele, porque de nada adiantaria o querer de Deus, o desejo d’Ele de ajudar você, de salvar você, se você também não manifestasse o seu desejo de Deus.

Deseje uma vida honesta, uma vida digna, e lance o seu coração na realização e na concretização desse desejo

Não desejemos baixo, desejemos coisas do Alto. Sempre, no início do ano, nós pedimos: “Tendo saúde, o resto a gente corre atrás”, mas não basta ter saúde! Deseje também a sua salvação, deseje a santidade, deseje ser uma pessoa plena de Deus. Só saúde pedem os pagãos, para que essa saúde os ajude a ganhar dinheiro, a ter muitas coisas, mas a nossa vida, os nossos projetos não estão neste mundo. Então, além de saúde, deseje Deus, deseje a santidade, deseje uma vida honesta, uma vida digna, e lance o seu coração na realização e na concretização desse desejo.

Jesus responde: “Eu quero, fica purificado”. Que coisa linda! Acontece o encontro entre os dois desejos: do coração daquele homem e o desejo de Cristo. Diante do desejo sincero daquele homem, Jesus também manifesta o seu desejo: purificar aquele homem, salvar aquele homem. Ele conseguiu tocar o coração de Cristo e, agora, Cristo toca aquele homem.

Deus deseja sempre a vida para você, a plenitude, resta saber se você também quer, se você também tem essa disposição. Não se deixe tomar pelo sentimento de indignidade; aquele leproso poderia ter ficado aprisionado na sua indignidade, naquele sentimento ruim, mas a sua miséria não é o obstáculo para a graça de Deus. Ele deseja tocar a sua vida profundamente e deseja transformá-la. Queira também, deseje também essa graça, essa transformação; una o seu desejo ao desejo de Deus que quer salvá-lo. Que coisas grandiosas vão acontecer na sua vida!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.